Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sistema FIETO - Federação da Indústria do Estado do Tocantins, participou nesta terça-feira, 30, da 1ª Conferência Regional de Trabalho e Emprego Decente realizada no Colégio Marista, em Palmas.

As conferências regionais, que aconteciam desde o início deste mês, são uma preparação para a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que acontece nos dias 20 e 21 e outubro, novamente em Palmas.

O objetivo da conferência é promover um amplo debate envolvendo a temática de políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social. Para isso, foram contempladas conferência em diferentes regiões do Estado (Araguatins, Porto Nacional, Dianópolis, Guaraí, Paraíso, Gurupi e Araguaína).

Os temas em pauta são relacionados aos seguintes eixos temáticos: Princípios e Direitos, Proteção Social, Trabalho e Emprego e Fortalecimento dos Atores Tripartites e do Diálogo Social como instrumento da governabilidade democrática.

Presente na conferência como representante da indústria e do Sistema FIETO, Jairo Mariano, gerente da Unidade de Defesa dos Interesses da Indústria, participou dos debates que incluíram temas como redução da carga tributária como forma de aumentar a competitividade das empresas e, consequentemente, ampliar o número de empregos e melhorar o salário dos empregados.

“Além disso, focamos nas questões de saúde e segurança do trabalho, qualificação de mão de obra e os mais variados temas. Representantes do SENAI e outros do Sistema “S” discutiram muito a qualificação profissional”, pontuou o gerente.

Com as propostas votadas e aprovadas nas regionais, 40 delegados devem participar da Conferência Estadual. A Conferência Nacional está prevista para acontecer do dia 2 a 4 de maio de 2012, em Brasília-DF. (Ascom Fieto)