Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 1º de setembro, os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Palmas passam a contar com um total de 211 ônibus fazendo as mais diversas linhas e horários, de Norte a Sul da Capital. A melhoria é resultante da chegada de 21 novos veículos das empresas Miracema e Palmas apresentados oficialmente na manhã desta quarta, 31, em cerimônia realizada em frente ao Paço Municipal.

A solenidade teve a presença da deputado Estadual Luana Ribeiro, dos vereadores Ivory de Lira, Norton Nascimento, José do Lago Folha Filho, Aurismar Cavalcante e Milton Neris, bem como dos secretários municipais e outros convidados.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros (Seturb), desde 2007, quando a Prefeitura criou o Sistema Integrado, 58 ônibus já foram adquiridos. Os investimentos com a compra dos novos ônibus – um total de 26 até o dia 15 de setembro - passam de R$ 7 milhões e representam parte do compromisso do Seturb com a melhoria do transporte público, cobrado pelo prefeito Raul Filho e pelo Conselho Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade. O presidente do Seturb, José Antônio Júnior - Toninho, destacou a importância da criação do Sistema Integrado de Passageiros, em 2007, representando a profissionalização do setor em Palmas. “Foi um ato de coragem e de visão administrativa do prefeito Raul Filho. Esse é um legado que vai ficar para sempre”, destacou Toninho exemplificando que, desta forma, as linhas são mais ágeis e permitem que os usuários possam ir a qualquer parte da cidade pagando apenas uma passagem, sem que os ônibus tenham que rodar a Capital inteira.

Em seu discurso durante a cerimônia, o prefeito Raul Filho foi enfático em afirmar que ninguém faz nada sozinho, referindo-se à participação do Conselho Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade nos avanços do setor de transportes. “Com certeza esses novos ônibus vão melhorar consideravelmente o transporte público”, disse.

Raul Filho também destacou a forma como era o sistema de transporte assim que ele iniciou sua gestão. “Na época não havia um ônibus com acessibilidade (hoje são 84), tínhamos uma população de 128 mil pessoas e hoje são mais de 230 mil habitantes”, pontuou.

Antes de finalizar seu discurso, Raul Filho cumprimentou os motoristas, conheceu de perto a nova frota e disse que reconhece as dificuldades do segmento de transporte público de passageiros, mas afirmou que “é preciso melhorar sempre, pois esta é uma cidade viva e de muitas oportunidade”.

Linha Expressa

O empresário ainda destacou a criação da Linha Expressa, que começa a operar a partir desta quinta-feira, 1º, redistribuindo os passageiros em horário de pico e colaborando com o fim da superlotação. “A Linha Expressa vai funcionar entre 5h30 e 7h30, com os ônibus parando apenas nas Estações a cada dez minutos”, explicou. Toninho também traçou o histórico de investimentos do setor em Palmas, que nos últimos anos já comprou 58 ônibus. Segundo ele, foram 20 ônibus em janeiro de 2009, 38 entre janeiro e dezembro de 2010 e outros 26 vão se somar até 15 de setembro. (Ascop)