Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Prefeitura de Palmas disponibiliza um viveiro municipal que distribui gratuitamente mudas de árvores nativas e frutíferas para a população. O trabalho desenvolvido no viveiro municipal tem contribuído para deixar a cidade mais bela e arborizada. Ele também é parceiro em projetos da iniciativa pública e privada para o reflorestamento de áreas e projetos ambientais. Desde o inicio do ano mais de 85 mil mudas foram distribuídas e plantadas em Palmas.

Segundo o assistente técnico do viveiro, Antônio Silveira, a procura de mudas para a arborização de parques e jardins cresceu bastante. Também foram distribuídas várias mudas para os projetos desenvolvidos pela gestão municipal e para projeto de educação ambiental. “Este foi o ano que a gente mais distribui mudas. Foram distribuídas mais de 50 mil mudas para os produtores rurais e nas escolas e mais de 35 mil para projetos da prefeitura e de outras instituições”, destacou.

Neste período de seca o viveiro municipal passa por um processo de recomposição para a época do plantio. O local conta, hoje, com cerca de 40 mil mudas prontas para o plantio. Lá são disponibilizadas mudas de árvores nativas do cerrado brasileiro como a fava-de-bolota, ipês, cedro, cega-machado e outras. Também são disponibilizadas mudas de arvores frutíferas.

Como adquirir uma muda

As mudas são disponibilizadas gratuitamente à população. Para pequenas quantidades (até 5 mudas por pessoas), basta se deslocar até a Diretoria Municipal de Meio Ambiente e pegar uma autorização para a retirada das mudas e ir ao viveiro municipal. Para quantidades maiores como projetos de reflorestamento e projetos sociais é necessário encaminhar um oficio à diretoria solicitando as mudas.

O viveiro municipal está localizado no cruzamento da Avenida Teotônio Segurado com a LO–09, e funciona das 08 às 12h e das 14 às 17h. (Ascop)