Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Com o objetivo de aprimorar as habilidades dos operadores que irão atuar no LAAG – Laboratório Animal Adapec de Gurupi, a Agência promoveu um treinamento entre os dias 29 e 31 de agosto, em Gurupi, região Sul do Estado, local onde está sendo instalado o laboratório. A capacitação abrangeu o manuseio e operação dos equipamentos, noções básicas de primeiros-socorros e prevenção contra incêndios.

O curso abordou, entre outras, a necessidade da calibração dos equipamentos, esterilização, preparação de soluções, manuseio da centrífuga e autoclave. “Repassamos orientações técnicas para o uso específico de cada material. Tudo isso, para dar maior confiabilidade nos resultados obtidos”, declarou o instrutor e diretor geral da Competec, Flauridinélio Elias Pires, acrescentando que englobou outros tipos de exames que, futuramente, poderão ser realizados.

No Corpo de Bombeiros, houve a explanação teórica dos procedimentos gerais nos casos acidentais e a preparação para o surgimento de alguma eventualidade. Na prática, foi possível participar da utilização de extintores no combate a incêndios. “É necessário capacitar as pessoas, de modo geral, para prestarem um atendimento emergencial seja em qualquer lugar que nós estivermos. Isto possibilita um auxílio imediato até que chegue a assistência médica”, destacou o aspirante Menezes.

A responsável técnica titular do LAAG, Tatiana Teodoro, explica que é importante toda a equipe estar bem preparada, tanto para lidar com os equipamentos quanto para uma ação emergencial. “Estamos nos preparando para atender as demandas de nossos clientes com um padrão de qualidade”, ressaltou.

Para a responsável técnica da divisão de laboratório, Mary Jane Abreu, a qualificação dos profissionais teve um balanço positivo. “Aprendemos sobre os procedimentos utilizados em virtude do tipo de equipamentos que vamos usar. Com isso, trabalharemos com melhor rastreabilidade e confiabilidade”, pontuou.

LAAG

A unidade do laboratório, habilitada pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - está sendo instalada em Gurupi, a 243 km de Palmas. A previsão é que seja inaugurado ainda este ano. Quando estiver funcionando, o LAAG terá a capacidade de atender todo o Estado e realizar semanalmente, uma média de 120 análises de anemia infecciosa equina. (Ascom Adapec)