Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A maior exposição agropecuária do centro-norte tocantinense será iniciada hoje, a XIV Exposição Agropecuária de Colinas do Tocantins – Expocolinas 2011. Até o dia 11 de setembro estarão disponíveis no Parque de Exposição Agropecuária Noir Inácio de Oliveira Newton, várias programações voltadas para o produtor rural e também para o público que for prestigiar o evento.

A expectativa do Sindicato Rural de Colinas do Tocantins (SRC) é de que a exposição movimente um volume de negócios em torno de R$ 15 milhões e atrair um público de mais de 100 mil visitantes durante toda a feira. Serão oferecidas linhas de créditos pelo Banco do Brasil e pelo Banco da Amazônia.

O presidente do Sindicato Rural, Adriano Rabelo, comentou as expectativas para a exposição agropecuária. “As expectativas são as melhores possíveis, pois a cada ano a exposição agropecuária aumenta em volume de negócios e o público que participa da festa. Estamos com o parque de exposição pronto para receber a todos”, disse.

De acordo com a gerente de relacionamento da área rural do Banco do Brasil, Maria José Dias Carneiro, o Governo Federal neste ano está com uma política de investimento neste setor, e assim, não foi estipulado um limite de recursos voltados para as linhas de crédito. “Vamos atender a toda demanda neste período”, explicou. Serão oferecidas linhas de investimentos para aquisição de animais de recria e engorda, equipamentos agrícolas, reforma de pastagem, e também linhas de custeio.

Foram montados 60 estandes, tanto de produtos agropecuários, instituições financeiras, expositores, concessionárias de veículos, entre outros. Também foi montado um parque de diversão para a criançada se divertir durante a programação da Expocolinas.

Será inaugurado hoje, a partir das 21 horas, o auditório do Sindicato Rural, que tem a capacidade para 200 pessoas. O auditório foi construído para disponibilizar um local para realizar palestras e reuniões durante a exposição agropecuária e também para eventos do sindicato.

IX Vaquejada do Parque Marcondes Cardoso

Começa hoje, a partir das 14 horas, a IX Vaquejada do Parque Marcondes Cardoso, na pista de vaquejada montada no Parque de Exposição Noir Inácio de Oliveira Newton. De acordo com um dos organizadores da vaquejada, Pedro Júnior, a expectativa é de que sejam efetuadas mais de 400 inscrições das duplas de vaqueiros para participarem da competição.

Segundo Pedro Júnior, vaqueiros dos Estados do Tocantins, Goiás, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Rio Grande do Norte participam da vaquejada. O organizador explicou que as duplas de vaqueiros terão que derrubar quatro bois e atingir um total de 38 pontos para se classificarem. A vaquejada prossegue amanhã, sábado, e no domingo, a partir das 10 horas.

Shows

Hoje à noite, os portões serão abertos e o público presente vai assistir aos shows das Bandas Batidão e Ravelly. A Prefeitura de Colinas do Tocantins fez uma parceria com o Sindicato Rural, com o objetivo de promover a participação popular neste evento considerado um dos maiores geradores de fluxo turístico do município. (Ascom Prefeitura de Colinas)