Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da Comarca de Ananás, considerou procedente a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) e decidiu levar a Júri Popular os sete acusados de linchar Hélio Lopes dos Reis, de 23 anos, na cidade de Cachoeirinha, a 540 quilômetros de Palmas, norte do Estado. O crime aconteceu no dia 30 de abril, depois de uma briga em um bar da cidade.

De acordo com o promotor de justiça Caleb de Melo Filho, após discussão, vários populares teriam iniciado o linchamento da vítima com socos e pontapés, e em seguida, o esfaquearam. Hélio Lopes do Reis chegou a ser socorrido, mas devido aos graves ferimentos, morreu no posto de saúde.

Seis dos sete réus estão presos desde o dia 24 de maio, quando o MPE solicitou a prisão preventiva dos mesmos. Com o mesmo entendimento da Promotoria, o Juiz considerou que havia indícios suficientes para levá-los ao Colegiado do Tribunal do Júri. “Conforme demonstrado pelos depoimentos das testemunhas e pelos próprios interrogatórios há indícios de serem os mesmos os autores do fato, restando a competência do Tribunal do Júri para realmente apreciar essa possível autoria e dizer quanto a sua existência ou não”, proferiu o Carlos Roberto em sua decisão.

Réus

Jocielson dos Santos Freitas, Ercio Valter Lopes Figueiredo, Marcos Teixeira Morais, Helom Alves de Brito, Wagleston Luiz de Carvalho Silva, Wilter Luis de Carvalho Silva e Wkesley Miranda Almeira. (Ascom MPE)