Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Ao lado de Dona Raimunda e seu Cipriano, deputada e Freitas ouvem reivindicações Ao lado de Dona Raimunda e seu Cipriano, deputada e Freitas ouvem reivindicações
  •  Presidente da Colônia de pescadores assina filiação ao PT
  • Vereador Antônio Marcus,  prof. Gleide e liderança Francinete durante encontro no Sintet

Foi no terreiro, debaixo do pé de jacarandá, em frente à casa da Dona Raimunda – militante na região do Bico do Papagaio dos direitos da quebradeiras de coco e da agricultura familiar - que no início da noite da última terça-feira, 06, a deputada Amália Santana (PT) se reuniu com produtores rurais, líderes políticos e a militância do Partido dos Trabalhadores. Um encontro para agradecer o trabalho dos companheiros que resultou nos quase 300 votos que a deputada obteve na região de São Miguel do Tocantins, extremo Norte do Estado.

Dona Raimunda, quebradeira de coco e líder do Assentamento Sete Barracas, agradeceu a presença da parlamentar, “estou muito feliz com a visita da deputada Amália. Vemos nela uma força pra nos ajudar”, disse. A visita também serviu para a deputada ouvir as reivindicações da comunidade. Infraestrutura como poços artesianos e asfalto, além de projetos habitacionais estão entre as principais demandas da região.

“Nós estamos nesse assentamento faz uns 20 anos e ainda sofremos com problemas de água”, declarou seu José Bertoldo, assentado das Sete Barracas, reforçando o coro dos demais participantes. “A reunião é pequena, mas é do pequeno que se faz o grande. Queremos aqui fazer solicitações para beneficiar toda a comunidade”, afirmou seu Cipriano, marido de Dona Raimunda e presidente do PT de São Miguel.

Outra solicitação é o funcionamento da fábrica de sabonete e óleo a base de babaçu, que já recebeu equipamentos, mas faltam técnicos para fazer a instalação e capacitar às quebradeiras de coco. Dona Raimunda alertou que é preciso que a própria comunidade ajude as lideranças políticas nas conquistas, “nós trabalhadores, nós lideranças temos que ajudar os que nos representam por que é preciso força”.

Para a líder das quebradeiras de coco “Quando a luta tá no sangue a gente não deixa” e declarou, “deputada Amália a senhora é o caminho para juntar forças aos demais e nos ajudar”. Dona Raimunda também reforçou a importância da união, “quando a gente tá unido, todo mundo falando uma coisa só, as conquistas são maiores”.

Após ouvir as demandas da comunidade e as declarações de força de Dona Raimunda, a deputada Amália Santana agradeceu o apoio que obteve na região e garantiu continuar trabalhando para honrar a confiança da comunidade. “Estou voltando em todas as regiões onde obtive voto, como prometi em campanha, para agradecer a confiança de vocês e dizer que não vou me furtar de abraçar e lutar pelas causas coletivas apresentadas por vocês” garantiu.

A deputada estava acompanhada do vereador de São Miguel, Edilson Ferreira (PT) e do chefe de gabinete, Milne Freitas. No período da tarde, o grupo percorreu as comunidades de Peso Duro e Centro dos Tomés e visitou a propriedade do seu Antônio Alves de Oliveira, onde foi recebida pela família do agricultor e integrantes da comunidade. Amália Santana recebeu as demandas dos moradores e se comprometeu em ajudar a buscar as soluções necessárias.

Colônia de Pescadores

Ainda durante a tarde desta terça, 6, a deputada conheceu a Colônia de Pescadores de São Miguel do Tocantins, zona 23. “É importante a deputada voltar aqui depois de eleita, ouvir a gente e discutir nossas demandas”, disse Mauro José Rodrigues, presidente da Associação.

Amália recebeu ofícios com as solicitações dos pescadores, agradeceu o apoio e se colocou à disposição, “quero ser a interlocutora de vocês, se for o desejo de todos, e buscar benefícios junto aos governos estadual e federal”, declarou.

Durante o encontro Rodrigues se tornou um dos mais novos filiados do Partido dos Trabalhadores, tendo sua filiação avaliada pela deputada e pelo vereador Edilson do PT.

Encontros com a Base

Durante o período da manhã, nesta terça a deputada fez reuniões com a base da região do Bico. A primeira foi na cidade de Sampaio, onde a militância se reuniu na casa de Coracy de Paula, em reunião coordenada pelo presidente do PT de Sampaio Torquato Marinho. Participaram lideranças como dona Natividade e os vereadores pestistas Elivan e Lindete. Em Augustinópolis a reunião foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet). Coordenada pela presidente do PT na cidade, professora Gleide Marinho, o encontro contou com a participação do vereador Antonio Marcus, do presidente do Sintet, Julis Rimet e demais líderes do PT na cidade. (Assessoria de Imprensa Amália Santana)