Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Do Tocantins, cinco escolas serão sedes regionais do Desafio National Geographic 2011, cujas provas da 2º fase local, serão realizadas no dia 24 de setembro, das 10 às 13 horas. Na Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, localizada em Arapoema, sete alunos foram classificados para esta 2ª fase da seleção. Eles estão estudando de forma intensiva para conseguir ótimo desempenho na fase nacional.

O gestor da unidade escolar de Arapoema, Robespierre da Paixão Bezerra da Silva, explicou que a escola sempre incentiva os alunos a participarem de olimpíadas como forma de promover a aprendizagem. “Todos os alunos recebem certificados de participação e a escola organiza um momento cívico para entrega-los”. A escola está sendo destaque também na participação da Olimpíada de Astronomia, no ano passado um aluno obteve medalha de bronze, este ano, outro aluno está concorrendo a outra medalha. Além disso, a unidade escolar recebeu DVDs, livros e uma luneta para auxiliar nas aulas.

O desafio

A próxima prova terá 25 questões de múltiplas escolas e uma questão aberta. O gabarito com o resultado será divulgado no dia 5 de outubro.

O Desafio National Geographic é considerado a maior competição nacional na área da Geografia, o projeto integra o programa ‘Viagem do Conhecimento’, idealizado pela Revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.

Os alunos selecionados na fase local e regional receberão recursos para despesas de viagem a uma cidade, indicada pelo Comitê Gestor, onde será disputada a fase final. Os estudantes além de participarem de uma viagem cultural, participarão de um trabalho de campo, acompanhado pela equipe pedagógica do Vagem do Conhecimento.

Mais informações pelo site www.viagemdoconhecimento.com.br

Escolas

No Tocantins, as provas serão realizadas em Alvorada, na Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares; em Arapoema, na Escola Estadual Antonio Delfino Guimarães; em Palmas, na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares; em Palmeiras, no Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho e em Paraíso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. (Ascom Seduc)