Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Teve início nesta terça-feira, 13, e segue até o próximo dia 16, o “Congresso Internacional 'Educação: uma Agenda Urgente', realizado pelo movimento Todos Pela Educação em parceria com instituições nacionais e internacionais ligadas à Educação. O encontro acontece em Brasília e conta com diferentes sessões sobre questões que precisam avançar para acelerar os resultados, principalmente de aprendizagem, da Educação Básica no País.

A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) é uma das palestrantes do evento em duas sessões que tem início nesta quarta-feira, 14, com os temas: “Definição das expectativas de aprendizagem” (sessão 3) e “Formação inicial do professor” (sessão 4)

O objetivo desse encontro de líderes da sociedade, das áreas educacional, acadêmica, gestão pública e política é promover um debate de alto nível técnico e político para a elaboração de um documento com as principais convergências e reflexões sobre cada um dos temas. Este documento será amplamente divulgado e entregue à Presidência da República e ao Ministério da Educação.

Programação

Serão oito sessões, sendo que para cada uma delas o Todos Pela Educação conta com um parceiro realizador, sobre carreira docente, formação inicial do professor, regime de colaboração entre os entes federados, uso das avaliações nas práticas de sala de aula e na gestão educacional, definição das expectativas de aprendizagem, ampliação da jornada na perspectiva da Educação integral, equidade e inclusão, e justiça pela qualidade da Educação.

No último dia (16), o Congresso contará com uma sessão especial, na qual participarão alguns movimentos na América Latina que, assim como o Todos Pela Educação, se articulam para melhorar a Educação em seus países, para troca de experiências e possível fomento de uma rede de mobilização regional. (Ascom/Dorinha Rezende)