Campo

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 14 de setembro, duas equipes formadas por médicos veterinários e técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas, Adapec e Ruraltins visitam os onze municípios na região do médio Araguaia e mais seis municípios da área de influência para fazer um levantamento da produção de leite. O período das atividades encerra em 22 de setembro de 2011.

De acordo com o médico veterinário e coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Sayão Lobato, o levantamento será da produção de leite formal e informal e caracterização dos produtores, com aplicação de questionários nos municípios pertencentes à região do Médio Araguaia: Arapoema, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Colméia, Couto Magalhães, Juarina, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Itaporã, Pau D’arco, Pequizeiro e nos municípios da área de influência: Colinas, Brasilândia, Presidente Kennedy, Guaraí, Nova Olinda e Araguaína.

O coordenador explica que os dados serão apresentados no III Seminário Estadual de leite, que será realizado em Colméia, no dia 11 de novembro, e servirão ainda como referência para o norteamento de políticas públicas e para investimento do setor. “Inicialmente, a equipe aplicará questionários aos 15 laticinistas, captadores de leite em 17 municípios na região, assim como a 34 produtores de leite, conjuntamente com a equipe de técnicos do Ruraltins e Adapec e um representante do laticínio, sendo inicialmente os mesmos capacitados pela equipe de coordenação”, esclareceu Lobato, acrescentando que, o restante dos questionários aplicados aos produtores será realizado pela equipe local. (Ascom Seagro)