Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

A etnia Javaé, da Ilha do Bananal, que abrange as aldeias Barreira Branca, São João, Canoanã, Imotxi, Txuiri, Boto Velho e Wari-Wari, e conta hoje com uma população de cerca de 1.487 indígenas, inicia na segunda-feira, 19, a preparação da equipe para a disputa 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que está programado para acontecer na Ilha de Porto Real, em Porto Nacional, entre 8 e 15 de outubro, deste ano. A informação foi repassada pelo coordenador da etnia Javaé, Darci Javaé.

Segundo o dirigente, sua etnia participará dos Jogos dos Povos Indígenas com 40 atletas, sendo 25 homens e 15 mulheres, que disputarão várias modalidades entre elas a luta corporal, canoagem, natação, corrida de tora, arremesso de lança, além da apresentação cultural e apresentação do artesanato local.

Darci Javaé disse que este final de semana encerrará a seleção dos atletas envolvendo as aldeias que compõe a população Javaé da Ilha do Bananal.O coordenador ressaltou ainda que será importante a participação de sua etnia nos jogos, pois é uma maneira de poder conhecer outros povos, além de trocar experiências.“Nossa intenção, além de ter uma boa participação na competição, é trocar experiências e levar nosso artesanato e mostrar nossa pintura corporal aos outros povos”, ressaltou Darci Javaé.

Povos Indígenas

A 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas está programada para acontecer na Ilha de Porto Real, em Porto Nacional, entre 8 e 15 de outubro, deste ano, e deve reunir mais de 1.400 indígenas de 29 etnias do Brasil e de outros países. O Tocantins participará do evento com suas oito etnias -, Karajá, Apinajé, Krahô, Xerente, Javaé, Krahô Kanela, Aticum e Pankararú. (Ascom Sejuves)