Esporte

Foto: Divulgação Olyntho Neto no Fórum de Gestores de Esporte Olyntho Neto no Fórum de Gestores de Esporte

Criar um modelo único para ser seguido por todos os estados e profissionalizar os Jogos Abertos estaduais e a etapa nacional. Essas e outras questões foram discutidas nesta quinta-feira, 15, durante reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, em Porto Alegre (RS). O secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olyntho Neto, foi escolhido para compor a comissão especial criada para cuidar especificamente das competições. Os Jogos Abertos do Tocantins tem início nesta sexta-feira, 16. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, e o ex-árbitro de futebol do quadro FIFA, Carlos Simon, também participaram do encontro.

O presidente da Fundação Catarinense do Esporte, Adalir Pecos Borsatti, falou sobre os Jabs – Jogos Abertos Brasileiros. A idéia é reunir os campeões estaduais de todo o País para participarem da etapa nacional. Segundo Borsatti, atualmente cada estado faz a competição da maneira que deseja. A proposta é profissionalizar os jogos, criando um modelo único que aperfeiçoe e fortaleça o evento. Em 2012, os Jabs acontecerão em Vitória (ES), no mês de maio. No Tocantins, os Jogos Abertos terão início nesta sexta-feira, 16, no município de Colméia.

Os frutos das discussões do Fórum já começam a surgir. “No próximo dia 23, a versão final da Lei Pelé será encaminhada à presidente Dilma. Quase tudo que mandamos aqui do Fórum foi acatado”, disse a secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins. O Tocantins teve participação direta na elaboração das propostas, tendo em vista que o secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, é vice-presidente do Fórum, e, portanto, acompanha e opina em todas as propostas e decisões.

O secretário do Rio Grande do Sul, Kalil Sahbe, mostrou como foi a dinâmica da Conferência Estadual de Esporte e Lazer em seu estado. Temas relacionados ao esporte educacional, de alto rendimento, entre outros foram debatidos. De acordo com Olyntho Neto, no próximo ano serão realizadas conferências de esporte nas 18 regiões administrativas do Tocantins. “É muito importante essa troca de experiências. Com os erros e acertos dos nossos colegas de outros estados nós podemos chegar cada vez mais perto da perfeição em nossas iniciativas. Daqui (Fórum) saem muitas idéias boas”, concluiu.

Outros assuntos como a Lei de Incentivo ao Esporte do estado de São Paulo e novas estratégias de logística para a Copa do Mundo de 2014 também foram discutidos. Ao final dos trabalhos do Fórum, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, recebeu os secretários em seu gabinete e reforçou seu apoio às propostas e decisões da reunião.

Reunião no Tocantins

No dia 09 de novembro deste ano os secretários de esporte e lazer de todo o Brasil estarão reunidos no Tocantins para a próxima reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. Também vão estar presentes representantes do Ministério do Esporte. A reunião ordinária do Tocantins será a última do ano. (Ascom Sejuves)