Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Gustavo Sá

Foto: Gustavo Sá

Cerca de 700 veículos foram abordados em blitz educativa realizada pelo Detran-TO na manhã desta quarta-feira, 21, na rodovia TO-050, em Taquaralto, região Sul de Palmas. Como parte da Semana Nacional de Trânsito, a ação chamou a atenção dos condutores e pedestres para aspectos como o respeito às leis e a convivência harmônica no trânsito.

Durante a operação foram distribuídos materiais educativos com dicas de segurança, informações sobre o número de mortes causadas por acidentes e personagens vítimas reais de acidentes de trânsito.

Para o coordenador de Policiamento de Trânsito do Detran, tenente Vilson Rodrigues Júnior, as ações representam um chamamento para a redução dos acidentes de trânsito. “Queremos uma conduta mais segura no trânsito. A imprudência deve ser evitada. O uso do cinto de segurança, a diminuição da velocidade, o não consumo de bebidas alcoólicas e o uso correto do capacete devem ser uma constante na vida dos motoristas”, acrescentou.

Muitos condutores elogiaram a ação, como a auditora fiscal Telma Henrique, que afirmou que, seguramente, a blitz fará toda a diferença na conduta dos motoristas que passaram naquela manhã pela rodovia. Para ela, tem que haver consciência e respeito no trânsito.

O motorista de ônibus Valter Alves Carvalho, por sua vez, destacou a importância de uma mudança de comportamento por parte dos jovens. “Os jovens devem ter mais consciência e respeito em relação ao trânsito. Devem ter cuidado com o consumo de bebida alcoólica nos finais de semana”, disse.

Os parceiros do Detran, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), participaram da blitz organizando o trânsito e cobrando dos condutores o uso do cinto de segurança e o abotoamento da fivela do capacete, itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Simulação

Dando continuidade à programação, haverá nesta quinta-feira, 22, uma simulação de acidente de trânsito grave, com vítimas fatais, envolvendo moto e carro. A ação acontecerá na Avenida Teotônio Segurado, em frente ao Hotel Rio do Sono, a partir das 7h40. (Assessoria de Imprensa Detran)