Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

A equipe iBots/UFT de futebol de robôs participou entre os dias 18 e 21 deste mês da Competição Brasileira de Robótica (CBR 2011), realizada na histórica cidade mineira de São João Del Rei, e conquistou a terceira posição, à frente de instituições importantes, como o ITA - Instituto Tecnológica de Aeronáutica e o IME - Instituto Militar de Engenharia.

A UFT esteve representada na categoria RoboCup Simulation 2D, uma das 12 categorias disputadas no evento. Nesta categoria, oito equipes participaram da competição, sendo a UFT a única da região Norte. Em primeiro lugar ficou a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, seguida da USP - Universidade de São Paulo.

A terceira posição foi alcançada após derrotar a equipe MecaTeam/UFBA, vice-campeã de 2010, pelo placar de 9 a 0. Esta é a segunda participação da equipe iBots/UFT na competição. No ano passado a equipe ficou em oitavo lugar dentre nove competidores.

Futebol de Robôs

O futebol de robôs é atualmente o problema padrão de pesquisa em Inteligência Artificial e Robótica. A padronização de problemas é importante uma vez que metodologias distintas podem ser comparadas.

Ele é dividido, basicamente, em categorias físicas (robôs reais) e simuladas (robôs virtuais), todas com robôs autônomos sem controle humano. Dentro delas existem outras subcategorias, cada uma com um objetivo específico. Na RoboCup Simulation 2D os robôs são virtuais e o foco é o desenvolvimento de técnicas e estratégias inteligentes de cooperação entre robôs/agentes. Duas equipes compostas por 11 jogadores, neste caso robôs, enfrentam-se seguindo regras similares às da FIFA em um tempo de 6000 ciclos (o que corresponde a 10 minutos). Vence a equipe que fizer mais gols.

Equipe iBOTS

A equipe iBots surgiu do projeto de pesquisa “Futebol de robôs: uma plataforma cooperativa para sistemas inteligentes” do professor Alexandre Tadeu Rossini da Silva, curso de Ciência da Computação de Palmas. O projeto iniciou em 2009 e desde então contou com a participação de sete acadêmicos (Carlos Alberto de Sousa Parente Rodrigues, Edcarllos Gonçalves Santos, Guilherme Batista Ferreira, Horiano Gomes da Silva, Tanilson Dias dos Santos, Thiago da Silva Arruda e Vitor Sousa Silva), alguns deles hoje egressos.

Como resultado do projeto de pesquisa, em 2010 a equipe iBots foi criada e participou do Campeonato Latino Americano de Robótica em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, e rendeu publicações. Os resultados do projeto de pesquisa podem ser encontrados em três monografias e dois artigos, sendo um de publicação nacional e outro internacional. (Dicom UFT)