Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O HGP- Hospital Geral Público de Palmas disponibiliza Grupo terapêutico para pacientes que sofrem de IRC - insuficiência renal crônica. O Grupo Terapêutico Saúde e Saber surgiu da necessidade de minimizar as ansiedades e angústias comuns aos internos do setor de nefrologia como também informar e educar a cerca da doença renal.

De acordo com Évora Coelho de Melo, psicóloga responsável pelo Setor de Nefrologia, o tratamento hemodialítico e as internações recorrentes provocam uma sucessão de situações para o paciente renal crônico, que comprometem não só o seu aspecto físico, mas também o psicológico. “O objetivo do grupo é proporcionar para estes pacientes um espaço onde possam compartilhar experiências comuns, ouvirem e serem ouvidos e trabalhar aspectos que possam melhorar a qualidade do tratamento”. Explica.

Os encontros acontecem às sextas-feiras, às 10h, e são abertos para pacientes renais crônicos internados no Setor de Nefrologia do Hospital que estejam possibilitados de se ausentarem do leito e tenham interesse em participar.

Nefrologia

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial os rins. (Ascom Sesau)