Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Avaliar para gerar melhorias. Esse é o intuito do Programa “TCE – Com Você na Escola”, que iniciou as atividades na manhã desta quarta-feira, 28, na Escola Municipal Anne Frank, em Palmas. Cerca de 30 alunos responderam a questionários, durante a visita, que vai auxiliar na análise das políticas públicas voltadas para a educação.

“O programa é muito interessante, porque o Tribunal de Contas vai ouvir a gente e saber o que nosso colégio precisa”, afirmou a estudante da 7ª série, Mirele Dantas Lins. De acordo com o conselheiro presidente, Severiano Costandrade, é justamente esse o objetivo do programa, estimular o controle social. “Nossos técnicos vão verificar como está a instituição e também conferir a opinião de alunos, pais, professores e diretores, para identificar as necessidade das escolas”, destaca o presidente.

“A ação vai colaborar com a avaliação que fazemos constantemente”, observou a diretora da Anne Frank, Cimar Imaculada Cunha Mota. “Assim, poderemos alcançar bons resultados que resultem em avanços para a comunidade escolar”, complementou.

A equipe do TCE vai permanecer na escola até quinta-feira, 29. “Além da participação dos alunos, pais e professores também vão responder a pesquisa avaliativa”, contou a coordenadora do Programa, Lígia Cássia Braga. Ao final das atividades, será organizado um relatório com o resultado do trabalho e apresentado aos gestores de educação, com propostas para elaboração das políticas públicas de educação. “O relatório vai definir quais escolas apresentam problemas estruturais ou como é a merenda servida aos alunos”, afirmou a coordenadora.

Primeira etapa

A diretora geral de Controle Externo, Fernanda Almeida, explica que o programa vai alcançar 28 escolas municipais de Palmas, das zonas rural e urbana, até o final de 2011: “Terminamos a primeira etapa de nossas atividades em dezembro, com a elaboração do relatório. Depois disso, voltaremos às escolas para saber se as sugestões foram acatadas”.

Aproximadamente 17 mil estudantes de Palmas, do 6º ao 9º ano, são o público-alvo nesta fase. O Programa deve se expandir no próximo ano para o restante do Estado.

Ao final das atividades, estará disponível no site do Tribunal de Contas (http://www.tce.to.gov.br) a classificação da escola por item (limpeza, segurança, infraestrutura, corpo docente, corpo discente, merenda, transporte e equipamentos), que mostrará se a instituição de ensino é boa, razoável ou precária, em cada requisito. (Ascom TCE)