Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aniversário de 23 anos da criação do Estado do Tocantins será comemorado em Brasília através de duas programações. O evento principal será uma sessão solene em homenagem ao Tocantins, que acontecerá no dia sete de outubro às 15 horas no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A sessão foi solicitada pelo deputado César Halum (PP) e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (PSDB) que, na oportunidade, estará representando o presidente Marco Maia (PT-RS).

Paralelamente à sessão solene, estará ocorrendo uma Exposição do Artesanato do Estado, entre os dias três e sete de outubro, organizada pela Secretaria de Cultura do Estado. Na terça-feira, 4, às 11 horas, no Espaço do Servidor e Hall da Taquigrafia, local da Exposição, será a cerimônia de abertura, com a presença da Bancada Federal do Tocantins e representantes do Governo do Estado.

A programação temática da exposição será reproduzida em imagens em painéis e adesivos da retrospectiva histórica em comemoração aos 23 anos da criação do Estado, retratando desde o início até os dias atuais. Contará também com a mostra de objetos artesanais feitos com o capim dourado, com a participação de artesãos fazendo a demonstração da manipulação do capim in loco.

Para a sessão solene, está prevista a presença do governador Siqueira Campos, que visitará e participará do encerramento da Exposição. Os hinos do Estado e Nacional serão interpretados pelo cantor Genésio Tocantins e pela Banda do Exército. No telão será apresentado um vídeo documentário com os principais fatos históricos, relatando a criação do Tocantins, único estado da Federação criado por um decreto legislativo, cujo todo o processo ocorreu na Câmara dos Deputados, sendo consolidado dentro do Plenário da Casa no dia cinco de outubro, quando foi promulgada a Constituição Brasileira. Serão mostrados também os pontos turísticos, as atrações e as riquezas mais importantes do Estado, como o Jalapão e o capim dourado. A sessão solene contará ainda com um show do cantor Genésio Tocantins, apresentando músicas regionais. (Assessoria de Imprensa).