Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O deputado estadual Freire Júnior (PSDB) tomou posse no final da tarde desta segunda-feira, 3, como secretário para Assuntos Legislativos de Crédito e Financiamentos junto às Instituições Federais. A nomeação e posse aconteceram no gabinete do governador Siqueira Campos, no Palácio Araguaia. “Esta convocação do governador traz para mim uma missão muito importante que é trabalhar junto às instituições como BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Banco da Amazônia e Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) buscando a liberação de recursos federais para obras no Tocantins”, explicou o novo Secretário, adiantando que um dos objetivos da nova gestão é solucionar impasses relacionados a obras que estão paradas por alguma irregularidade e que, por causa delas, não recebem recursos federais para a continuidade da execução.

O governador Siqueira Campos ressaltou que Freire Júnior tem o perfil adequado para comandar a nova Secretaria e determinou ao secretário uma ação imediata junto ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). “Freire tem um excelente conhecimento sobre o funcionamento dessas instituições e se relaciona muito bem com Ministros, Deputados Federais e Senadores, o que facilita uma gestão equilibrada e eficaz em defesa dos interesses do Estado”, disse o governador.

Sobre o Confaz, Freire Júnior explicou que é preciso livrar o Tocantins do risco de perdas no repasse de verbas previstas no FPE (Fundo de Participação dos Estados) “Corremos o risco de perder R$ 679 milhões ao ano por falta de uma gestão segura e eficaz junto ao Confaz e à Comissão do Orçamento da União, no Congresso Nacional”, explicou o secretário, que ainda esta semana estará em Brasília cumprindo a nova missão.

Na vaga deixada por Freire Júnior na Assembleia Legislativa, assumirá Carlão da Saneatins, primeiro suplente do partido. (Assessoria de Imprensa do governador)