Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Bolsista inventariando documentos na Mitra Diocesana Bolsista inventariando documentos na Mitra Diocesana

A preservação do patrimônio cultural de Porto Nacional ganhou um grande aliado, por meio do projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) "A identidade histórica e cultural de Porto Nacional: A acessibilidade através dos acervos". O projeto lançou um site, hospedado pela própria universidade, e que permite ao visitante ter acesso aos catálogos de documentos do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional e também da. O site éhttp://www.uft.edu.br/proide-pn.

De acordo com as informações do próprio site, o projeto tem por objetivo disponibilizar a interpretação do registro e arquivos de forma sistematizada, como forma de valorização dos acervos. "A organização de registros e arquivos existentes se apresentam como recurso para esta valorização, um ponto de contato entre o visitante, o pesquisador e patrimônio, a fim de que possam ser orientados de maneira adequada para desfrutar sua visita", informa o site. Além disso, os estudantes que integram o projeto têm a oportunidade de ter experiência na área museológica e são estimulados a desenvolver ações educativas no museu e arquivos.

O projeto conta com o auxílio da Mitra Diocesana de Porto Nacional e do Acervo do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional. No site é possível ter acesso à agenda de eventos tanto do projeto de extensão quanto do Museu de Porto Nacional. (Ascom UFT)