Educação

Foto: Edivan Cavalcanti Reitor Joaber Macedo assina termo dando posse ao diretor do NIT, professor Omar Raimundo (C), sendo observado pelo secretário Borges da Silveira Reitor Joaber Macedo assina termo dando posse ao diretor do NIT, professor Omar Raimundo (C), sendo observado pelo secretário Borges da Silveira

A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins lançou nesta segunda-feira, 3, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição, dando posse ao diretor professor Omar Raimundo de Paula. Além da posse, assinada pelo reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, a instituição também aderiu, por meio do NIT, aos núcleos de inovação tecnológica da Amazônia Oriental do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, chamado de “Rede Namor”. A posse e a adesão foram realizadas durante o I Seminário sobre Aplicação da Lei de Incentivo à Inovação, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), no auditório da Unitins.

A “Rede Namor” tem objetivo de integrar e promover a troca de conhecimento com vistas a realização de cursos e treinamentos, realização de eventos regionais e de cursos de pós-graduação na área de tecnologia e inovação, entre outros. De acordo com o reitor da Unitins, a instituição está focada na pesquisa direcionada ao desenvolvimento regional. “Estamos abertos e prontos para recebê-los e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Joaber Macedo.

Seminário

O seminário promoveu um debate sobre as questões relacionadas à inovação tecnológica. O debate, mediado pelo professor doutor e vice-reitor da Unitins, Fernando Spanhol, contou com a participação do professor doutor Rubens Martins, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, da professora doutora Ângela Sakamoto, diretora de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), do professor Omar e da consultora técnica Janete Moro, do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina. (Ascom Unitins)