Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

A região centro/leste do Tocantins, que compreende os municípios de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, dentre outros, recebeu nesta terça-feira, 04 de outubro, o último fórum/audiência pública do Agenda Tocantins. Na ocasião, a população teve a oportunidade de discutir propostas para a elaboração do PPA- Planejamento Plurianual – 2012/2015, nas diversas áreas, inclusive para o desenvolvimento do setor produtivo da região.

A audiência, que aconteceu no Centro de Atividades Sesc Palmas, foi aberta durante a manhã pelo governador Siqueira Campos e contou com a participação de representantes das 19 prefeituras da região, além de secretários do Governo, inclusive do secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua. Na ocasião, houve pronunciamento do governador e de outras autoridades e a apresentação de uma palestra sobre "Os Segredos do Sucesso”, com o consultor em Comunicação Corporativa, apresentador de TV e colunista da revista Você S.A., Márcio Mussarela.

Durante a tarde, os participantes discutiram temas de relevância em sete grupos, dentre eles o de Produção – onde foi possível debater as ações para o desenvolvimento do setor. O diretor de Sustentabilidade no Agronegócio, Corombert Leão de Oliveira, que participou do grupo, defendeu a intensificação do cultivo de frutas e de lavoura nesta região. Para o diretor, Palmas, por ser a Capital do Estado, tem potencial para ser o centro de referência genética do agronegócio, através de pesquisas que serão utilizadas em todo o Estado.

“Esta é a região mais diversificada do Estado e onde a prática da bovinocultura é menor. No entanto, existe sim um potencial para o setor produtivo, pois já temos exemplos no cultivo da fruticultura e de plantios de cana-de-açúcar, soja e da silvicultura”, afirmou Corombert, acrescentando que existe um grande potencial para a aquicultura (em razão do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado), para turismo pesqueiro, o turismo de aventura (no Jalapão), o turismo de negócio (Palmas), dentre outros.

A região

A região Central-Leste compreende 19 municípios: Palmas, Brejinho de Nazaré, Lajeado, Fátima, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Oliveira de Fátima, Porto Nacional, Santa Tereza do Tocantins, Rio Sono, Monte do Carmo, Tocantínia, Aparecida do Rio Negro, Ipueiras e Miracema do Tocantins.

Agenda Tocantins

O projeto Agenda Tocantins é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Jornal do Tocantins, que promoveu fóruns e encontros com moradores de todos municípios tocantinenses para discutir as necessidades locais relacionadas a nove temas (produção, meio ambiente, infraestrutura, cidadania, inclusão social e conhecimento, saúde, segurança e gestão pública). Para atingir esses municípios, o Estado foi dividido em nove centros administrativos (região centro-norte, região sul, região centro-oeste, região norte, região sudeste 1, região sudeste 2, região noroeste e região centro-leste).(Ascom Seagro)