Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • Siqueira e Vicentinho e Eduardo Gomes ao fundo
  • Em visita à exposição na Câmara em homenagem ao Tocantins

Aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia do Exército, e presidida pelo deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), primeiro secretário da Câmara dos Deputados, a Sessão Solene em homenagem aos 23 anos de Autonomia Política do Estado do Tocantins teve como convidado de honra o governador Siqueira Campos (PSDB). A Sessão Solene aconteceu na tarde desta sexta-feira, 7, no Plenário Ulysses Guimarães, e foi prestigiada por Servidores da Casa, dos quais muitos trabalharam assessorando a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, que promulgou a nova Constituição do Brasil e aprovou a Emenda Siqueira Campos, resultado da fusão das Emendas de números 2P00002-9 SC e PE 00026-1 EP, criando o Estado do Tocantins e elevando à condição de Estado os Territórios Federais de Roraima e Amapá

Estavam na mesa diretora da Casa, além do governador, o senador Vicentinho Alves (PR), o deputado Eduardo Gomes, o deputado federal Izalci (PR/DF), que foi assessor do então deputado Siqueira Campos, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios no Tocantins (ATM) e prefeito de Tocantinia, Manoel Silvino e o vereador em Palmas, Valdemar Júnior, representando os vereadores tocantinenses.

Presentes no Plenário estavam a primeira-dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, os secretários Kátia Rocha, da Cultura, Arrhenius Naves, da Comunicação Social e o secretário chefe da Casa Militar, coronel Luiz Claudio Benicio.

Durante a Sessão, foi apresentado um vídeo intitulado “Diário do Constituinte Siqueira Campos” mostrando depoimentos e cada acontecimento pela busca da aprovação da criação do Estado do Tocantins.

O deputado federal Izalci, falou em nome do Partido da República (PR), parabenizando o governador Siqueira Campos, chamando-o de JK do Cerrado. “O senhor, que eu sempre admirei muito, que sempre conseguiu chegar aonde desejava, criou esse Estado que hoje é um exemplo para o País. A gente só consegue realmente fazer essas coisas quando sonha alto, e o senhor sonhou alto e realizou o sonho de milhares de pessoas criando o Tocantins. Sinto-me honrado em estar aqui hoje ao seu lado, nos ensinando, para que nós também possamos nos dedicar mais aos nossos Estados”, disse o deputado.

Izalci assumiu a presidência da Sessão Solene para que o deputado Eduardo Gomes fizesse uso da tribuna. Em seu pronunciamento, Gomes lembrou das caravanas que participava até Brasília (DF) em mobilizações da população pela criação do Tocantins e ressaltou a presença de dezenas de Servidores da Câmara no Plenário. “Registro o nosso carinho pelos funcionários da Câmara; Esse sentimento vem de toda essa luta nos trabalhos de acompanhamento da Assembleia Nacional Constituinte. O Poder Legislativo é o que mais interage com os problemas da sociedade. Em nome de todo o funcionalismo desta Casa é que prestamos esta homenagem ao Tocantins, e a este líder, Siqueira Campos, que venceu obstáculos e sempre permaneceu nesta Casa com o sonho de que o Tocantins era possível e hoje nós estamos aqui comemorando os 23 anos do nosso Estado”, concluiu Eduardo Gomes.

Manoel Silvino, presidente da ATM, também fez pronunciamento e enalteceu a trajetória política do governador Siqueira Campos, quando deputado federal. “Sua coragem, persistência e dedicação à causa Tocantins, abrindo mão da sua privacidade e fez da luta pela criação do Estado, o seu projeto de vida”. Silvino parabenizou os tocantinenses e ressaltou a população indígena do Estado.

Como voltando ao tempo, o governador Siqueira Campos foi convidado a falar, também na tribuna da Câmara. Siqueira lembrou líderes com os quais conviveu desde o primeiro dia na Casa, em primeiro de fevereiro de 1971, quando tomou posse no primeiro dos cinco mandatos de deputado federal. Plínio Salgado, Mário Martins (para quem trabalhou quando adolescente) Tancredo Neves e fez homenagem a Ulisses Guimarães, arrancando aplausos.

Siqueira agradeceu aos deputados federais e aos servidores da Casa, “ao entrar nesta Casa, remeti-me ao dia primeiro de fevereiro de 1971, lembrei do meu primeiro dia como deputado federal”, disse. Reconhecendo os relevantes serviços prestados por esses homens, falou da convivência entre a esquerda e a direita. Falou também das experiências vividas, ainda muito jovem, quando trabalhou para Luiz Carlos Prestes e o cineasta Rui Santos.

O governador ainda enalteceu a realização da Sessão Solene na Câmara dos Deputados e homenageou todos os tocantinenses. “Nossa gente é um povo inteligente e merecedor da dedicação da classe política. O Tocantins é uma semente que foi plantada aqui, nesta Casa, germinou e desenvolveu-se. O Estado do Tocantins nunca vai deixar de ser grato a vocês, servidores desta excelsa casa. Aqui eu vejo um rosto, outro, vejo rugas, cabelos brancos, mas vejo muito mais algo de que eu nunca me separei e continuo convivendo. São pessoas que estiveram naquela luta, desde o mais humilde ao mais importante”, disse homenageando os servidores que assistiam à Sessão que aplaudiram bastante.

Siqueira Campos concluiu seu discurso agradecendo ao deputado Eduardo Gomes, a todos os deputados e ao presidente da Casa, deputado federal Marco Maia e parabenizando os tocantinenses. “Eu tinha um objetivo, o maior de todos, o sonho de todos, que era conquistar a autonomia do Estado. E hoje nós estamos comemorando nossa vitória”. Ele homenageou os líderes do Tocantins, deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores e população em geral.

A Sessão Solene terminou com a apresentação no Plenário do cantor e compositor Genésio Tocantins, que cantou Hino ao Tocantins. (Assessoria de Imprensa Siqueira Campos)