Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em setembro a inadimplência em Palmas registrou alta de 45,3% em relação ao mesmo período do ano passado, os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O índice corresponde a 8.071 registros contra 5.553 em setembro de 2010.

A recuperação de crédito também apresentou elevação com percentual de 14,2% em relação ao ano passado, ao todo 4.753 consumidores deixaram o SPC. Em relação às consultas o percentual também foi positivo sendo de 22,3% totalizando 24.091 acessos ao Serviço.

Mediante ao cenário a recomendação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas é de cautela tanto para lojistas como para consumidores. Segundo a CDL, os lojistas devem se atentar para os procedimentos de concessões de créditos, sendo exigentes quanto às técnicas de proteção como a comprovação da renda e capacidade de endividamento dos consumidores. Estes por sua vez devem, segundo a CDL, obedecer sempre ao orçamento e ao seu poder de endividamento mantendo assim um consumo consciente.

Nacional

De acordo com a Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL) a inadimplência nacional registrou alta de 5,8% em setembro de 2011, na comparação com o nono mês de 2010. Em relação às consultas no SPC Brasil, setembro apresentou alta de 3,46% ante o mesmo mês de 2010.Os números de cancelamento de registros, apresentaram leve alta de 0,13% ante o mesmo mês de 2010. (Assessoria de Imprensa CDL Palmas)