Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O brigadeiro Rogério Veríssimo, coordenador geral do Projeto Rondon esteve nesta terça-feira, 11, à noite com o senador João Ribeiro (PR) para apresentar ao coordenador da Bancada Federal o cronograma de atividades do programa 2012 no Tocantins. O brigadeiro-do-ar anunciou que em julho de 2012, cerca de 350 universitários passarão duas semanas em 17 municípios tocantinenses com a finalidade de "capacitar lideranças nas áreas de educação, justiça, tecnologia de produção e outras áreas do conhecimento".

Segundo o militar do Ministério da Defesa, onde o Projeto Rondon está inserido, no Tocantins o programa deve atender municípios de oito a 15 mil habitantes, preferencialmente na Zona Rural. Rogério Veríssimo (centro da foto) disse que o foco do Projeto Rondon são os municípios “fora das áreas de fácil intercambio de conhecimento”. Normalmente, são municípios carentes de mão de obra qualificada com dificuldade de acesso á informação, explicou.

Atuação

Cada município deve receber duas “células” com pelo menos dez universitários em cada grupo. Segundo o cronograma aprovado pelo Ministério da Defesa, o Projeto neste momento está selecionando as universidades interessadas em participar do Projeto Rondon de 2012. Para o Tocantins, deverão ser enviados universitários do sul e sudeste do país, especialmente paulistas e mineiros, pois a maioria das universidades inscritas, são destes dois estados, previu o brigadeiro Veríssimo.

Alem de apresentar ao senador João Ribeiro as atividades do Projeto Rondon no Tocantins¸ o militar solicitou ao coordenador da bancada federal tocantinense a destinação de emenda ao Orçamento da União para as atividades do Projeto.

João Ribeiro se comprometeu a sensibilizar os parlamentares do Tocantins. Acompanho e admiro o trabalho do Projeto Rondon desde a sua criação nos anos 70. “Vou tentar levar dinheiro da União para o projeto como também faço questão de receber os universitários quando eles chegarem ao Tocantins em 2012”, declarou João Ribeiro.

O encontro com o senador João Ribeiro foi acompanhador por outros dirigentes do Projeto Rondon como Ana Paula Pires, gerente de Comunicação e Marketing e o coronel Jesuíno Brito, gerente de Operações do programa.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Realizado em parceria com diversos ministérios e as Forças Armadas, o Projeto Rondon conta ainda com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas privadas.

Os objetivos do Projeto Rondon são basicamente contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas onde ele possa conviver com a realidade do País. Com o Projeto Rondon, tanto os universitários quanto a população local ganha conhecimento e experiência. É uma troca onde todos saem ganhando, resumiu o senador João Ribeiro

O Projeto Rondon teve inicio em Julho de 1967, quando 30 universitários da UEG, UFF e PUC/RJ seguiram para Rondônia para apoiar a comunidade local. O nome é uma homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o “chamado bandeirante do século XX” que durante boa parte de sua vida, trabalhou pela integração do interior do país. O lema do Projeto Rondon é “Integrar para não Entregar”. (Assessoria de Imprensa João Ribeiro)