Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica


A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu (PSD), reuniu-se nesta terça-feira (18), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para pedir a liberação de recursos federais para ações na área de saúde no Estado do Tocantins.

Só por meio de emendas individuais, a senadora Kátia Abreu solicitou ao Governo federal a liberação de R$ 4 milhões para a área da saúde no Tocantins este ano. Antes de apresentar a emenda, que prevê a liberação desse montante, a presidente da Faet conversou com a Secretária Estadual de Saúde para fazer um diagnóstico das reais necessidades do Estado nessa área. Agora, a liberação está sendo analisada pela equipe técnica do Ministério da Saúde, informou Padilha.

A senadora Kátia Abreu também pediu a liberação de recursos para a compra de um tomógrafo e de um aparelho de raio-X, equipamentos que serão destinados ao município de Gurupi (TO). Em todo o Estado, há três tomógrafos, sendo que dois foram comprados nos últimos anos a partir de gestões da presidente da Faet. O terceiro foi comprado pelo governo do Estado.

Além dos recursos previstos nas suas emendas individuais, a senadora Kátia Abreu explicou ao ministro da Saúde a importância de liberação dos recursos previstos na emenda de bancada para a construção de um hospital em Gurupi e também para a compra de equipamentos para essa unidade hospitalar. “A situação do hospital é trágica”, afirmou a presidente da Faet. O ministro da Saúde afirmou que o Governo federal está avaliando as solicitações vinculadas à às emendas de bancada. (Assessoria de Imprensa Kátia Abreu)