Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Presidentes de federações das indústrias dos estados do Maranhão, Acre e Roraima, integrantes da Amazônia Legal, foram recebidos pelo presidente do Sistema Fieto - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Magno Martins Pires, em reunião na sede da Federação, seguida de visita técnica ao Amazontech 2011, na manhã desta quarta, 19, em Palmas.

Edilson Baldez, presidente da Federação do Maranhão (FIEMA), que também é coordenador da Ação Pró-Amazônia, conduziu o encontro no qual foram discutidas demandas desta associação que congrega federações das indústrias da Amazônia Legal com objetivo de promover o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Juntamente com Carlos Sasai, presidente da Federação do Acre (FIEAC), Rivaldo Neves, presidente da Federação de Roraima (FIER), Eduardo Machado, diretor da Confederação Nacional da Indústria, Charles Alberto Elias, superintendente do SESI Tocantins e os conselheiros do Sistema Fieto, Emilson Vieira, Sérgio Tavares e Luciano Rocha, assuntos como o aporte de recursos para o desenvolvimento do Projeto Norte Competitivo foram discutidos com o presidente Roberto Pires.

O projeto foca o desenvolvimento dos estados da Amazônia Legal por meio de investimentos em logística reunidos em um plano já apresentado para representantes de governos, como explica Baldez. “Estamos trabalhando em cima do Projeto Norte Competitivo que já está pronto e entregue para os governadores dos estados e governo federal. Esse projeto está em desenvolvimento, com muitas obras sendo realizadas porque se nós implantarmos um projeto de logística competente, com certeza os nossos produtos serão viabilizados para a exportação e para o próprio deslocamento dentro do país. Nós precisamos ser competitivos e a logística é fator preponderante dentro disso”.

Após o encontro, os presidentes realizaram visita técnica ao Amazontech 2011, sediado este ano em Palmas, no Espaço Cultural. Projetos inovadores e tecnologias desenvolvidas pelos estados da Amazônia Legal foram observados na visita. A importância da inovação foi destacada por Roberto Pires.

“A proposta do Amazontech é tratar de inovação tecnológica e desenvolvimento com sustentabilidade, tema em foco não só na Amazônia Legal, mas no contexto nacional. O Tocantins ganha muito com as 72 empresas inovadoras que estão expondo seus produtos e as mais de 350 palestras, fóruns e seminários que acontecem no decorrer do evento. Um legado muito importante que o Amazontech deixa para o Tocantins é o da cultura da inovação. Nesse ambiente competitivo que nos encontramos, se não inovarmos, nossas empresas não conseguem ser competitivas”.

Amazontech

O Amazontech é um evento multidisciplinar que, por meio do incentivo ao desenvolvimento científico-tecnológico e à inovação, busca promover o crescimento econômico sustentável da Amazônia Legal. É um grande encontro de oportunidades com a participação de instituições públicas e privadas, financiadores nacionais e internacionais, pesquisadores e empreendedores que se reúnem com o objetivo de construir e oferecer alternativas tecnológicas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia. A realização é do Sebrae. (Assessoria de Imprensa Fieto)