Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública incinerou na manhã desta quinta-feira, 20, um total de 102.59 kg de drogas provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Civil na capital. No total foram queimados 80.270 kg de Maconha, 20.120 kg de Crack e 2.200 kg de Cocaína.

Na oportunidade, o Delegado Chefe da Polícia Civil, Reginaldo de Menezes Brito, lembrou que a incineração da droga marca o fim do ciclo do trabalho da Polícia Civil que é prender o traficante para colocar à disposição da Justiça, e depois destruir o produto apreendido.

“A Polícia está trabalhando diuturnamente para combater o tráfico de drogas no Tocantins. Esses entorpecentes seriam distribuídos na sociedade Palmense, mas a Polícia Civil conseguiu impedir, prendendo os traficantes e apreendendo os entorpecentes. Lembramos que a Operação Tolerância Zero contra o Crack, continua”, disse Reginaldo.

Durante o evento, o perito criminal da Polícia Civil, Rogério Olavo, realizou uma demonstração de como é realizada a identificação da droga. Segundo ele, primeiramente o produto é analisado pela aparência e cheiro. Posteriormente, se adiciona uma substância química para que os componentes da droga sofram reação.

Ainda de acordo com Reginaldo, a Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos – Denarc está sendo reestruturada. “A Secretaria de Segurança está providenciando a contratação de uma psicóloga para compor a equipe da Denarc. Essa profissional dará apoio às famílias dos usuários de drogas”, relatou.

Segundo o delegado adjunto da Denarc, Rossílio Souza Correia, somente no ano de 2011, a equipe da Narcóticos fechou mais de 90 pontos de venda, na capital. “Trabalhamos com investigação, inteligência e também por meio de denúncia. Somente neste ano, mais de 70 pessoas foram presas em Palmas, acusadas de tráfico de entorpecentes”, concluiu.

O secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, foi representando no evento pelo secretário executivo da SSP, Fernando Ubaldo. Coelho parabeniza toda a Polícia Civil pelo excelente trabalho desenvolvido.

Também participaram da incineração, representantes da Vigilância Sanitária, do Poder Judiciário, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais – Deic, das Delegacias da Capital, do Grupo de Operações Táticas Especiais - Gote, bem como superintendentes, diretores e coordenadores da Polícia Civil. (Ascom SSP)