Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Durante a comemoração do Dia do Aviador, neste domingo, 23, em Porto Nacional, o governador Siqueira Campos falou sobre sua gestão junto ao Ministério da Defesa reivindicando a instalação de uma base aérea no Estado. “O Governo disponibilizará o que for preciso e eu farei tudo para que o Tocantins tenha uma base aérea, o mais breve possível, onde moças e rapazes poderão formar-se na Aeronáutica”, disse arrancando aplausos do público que prestigiou a comemoração organizada pelo Aeroclube e Escola de Aviação de Porto Nacional.

Siqueira também falou da necessidade do Aeroporto de Porto Nacional ser uma estação alternativa para o aeroporto de Palmas. “Quando há problemas para pousos, em virtude de situações climáticas, por exemplo, porque as aeronaves devem voltar ou ir para Brasília, se o aeroporto de Porto Nacional tem condições de ser uma pista alternativa?”, disse. Ele estendeu as palavras ressaltando o potencial turístico da cidade, destacando o lago da UHE Lajeado, as praias, os hotéis e elogiando a receptividade do povo portuense.

Parabenizando os aviadores, na solenidade que aconteceu no Hangar II do aeroporto da cidade, o governador lembrou os pioneiros da implantação da Escola de Aviação, citando o comandante Vicente Alves, conhecido como Vicentão, pai do senador Vicentinho Alves (PR), que também prestigiou a comemoração ao lado de Siqueira Campos. Em homenagem ao comandante Vicentão, foi entregue a Comenda, que leva o seu nome, a aviadores como Adir Valente e Aderson Costa, primeiros alunos formados pela Escola de Aviação do Aeroclube de Porto Nacional, e ao governador Siqueira Campos, como forma de agradecer o apoio dado às atividades do Aeroclube.

A Escola de Aviação foi fundada em 1955, pelo Aeroclube de Porto Nacional, na gestão do primeiro presidente da entidade, Padre Rui Rodrigues Maia. Pela Escola já passaram mais de 800 alunos e são 150 com Brevet (autorização para pilotar). Adir Valente, um dos primeiros alunos, pilota até hoje e completa 54 anos ininterruptos de aviação.

Dentre os alunos que passaram pela escola estão o secretário estadual Raimundo Boi, da Gestão Hospitalar, Renan de Arimatéia, da Casa Civil e o padre Paulo Sérgio Maia. Hoje o Aeroclube é presidido pelo vereador e piloto Neto Aires. (Secom)