Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

De 25 a 30 de outubro do corrente ano, Indígenas da Ilha do Bananal receberão a visita de uma equipe da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, formada por integrantes da coordenadoria dos Povos Indígenas e da superintendência de Ações sobre Drogas.

A visita faz parte de um projeto de prevenção e combate ao uso de drogas. A etnia Karajá será a primeira a participar do projeto com as aldeias Santa Isabel do Morro, Fontoura e Macaúba.

A ação pretende levar a jovens, professores e lideranças indígenas, palestras e cursos de artesanato. Previsto para ocorrer nas escolas das aldeias, o projeto prevê a participação de aproximadamente 85 pessoas de cada aldeia.

Participam do Projeto como parceiros a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI e Fundação Nacional do Índio – Funai. A iniciativa do Projeto se deve ao fato de que já foi constatada a entrada de drogas nas aldeias levando consigo destruição e tristeza.

Segundo o coordenador dos Povos Indígenas, ligado à superintendência de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais, Kohalue Karajá, a intenção do projeto é diminuir o consumo de drogas lícitas e ilícitas. “O projeto começa no povo Karajá, mas objetiva andar pelas outras etnias presentes no Estado”, finaliza o coordenador. (Ascom SEJUDH)