Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Jodevaldo Pereira

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins – FAPT convidou os técnicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP para viremà Palmas entre o dia 24 e esta quarta-feira, 26 de outubro,a fim de realizarem workshop com a FAPT, expondo aos funcionários modelo de gestão administrativo-financeira, científica e jurídica da FAPESP.

Na terça-feira, 25, dentro da programação do workshop, foi aberto espaço para encontro com Secretaria estadual da Ciência e Tecnologia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Procuradoria, Mineratins, Agricultura, Fundação de Medicina Tropical além das Instituições de ensino ligada a pesquisa - UFT, Unitins, Ulbra, Itpac, Católica eIFTO com o objetivo de transmitir conhecimentos e experiências que a Fapesp adquiriu em 50 anos que atua na área de Ciência e Pesquisa em São Paulo.

A presidente da FAPT, Andrea Stival, apresentou a fundação, as parcerias que mantém com as Instituições de Ensino, empresas privadas, órgãos públicos e captações de recursos, tudo em prol do crescimento de pesquisas no estado, gerando desenvolvimento tecnológico, científico e social para o Tocantins. “Estamos andando e buscando voar mais alto com a ajuda da Fapesp, oportunidade que a FAPT está tendo de conhecer e se espelhar nesta fundação, que atua há muitos anos e desenvolve bons resultados em pesquisas para o estado de São Paulo”, explicou Andrea Stival.

O diretor financeiro da Fapesp, Renato Breneizer, apresentou a fundação institucionalmente, exibindo dados de desembolso segundo os objetivos de fomento e números de novos projetos contratados pela Fapesp. A ProcuradoraMaria Cristina Leftel apresentou a parte jurídica da fundação, ressaltando que o estado do Tocantins só tem a ganhar com a criação da FAPT.

Já o diretor técnico científico da Fapesp, CarlosPian expôs a constituição da Fapesp, seus programas e a iniciativa do apoio a jovens pesquisadores para instalação de projetos de pesquisa em centros emergentes, explicando a importância de fixação de novos pesquisadores em seus estados.Pian destacou ainda, aos participantes, a necessidade de se trabalhar com índices de Mestre e Doutores no estado do Tocantins, a criação deprogramas de fomento aos jovens pesquisadores, despertando neles o interesse na ciência. “A criação da FAPT trará desenvolvimento científico para o estado do Tocantins”, evidenciou o Diretor.

Na manhã e tarde de ontem, 24, os técnicos estiveram presentes com todos os servidores da FAPT explicando e apresentando modelo de gestão da Fapesp, esclarecendo dúvidas e oportunizando aprendizagem de áreas administrativas, financeiras, jurídicas, científica e de inovação. O encontro segue até amanhã, 26 de outubro.(Ascom FAPT)