Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos do ensino médio da rede estadual dos 139 municípios tocantinenses contarão novamente com uma oportunidade de formação técnica. Trata-se do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que em 2013 disponibilizará 39 mil vagas no Tocantins.

No Estado o Pronatec é gerido pela SECT - Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia e Seduc – Secretaria Estadual da Educação. Das 39 mil vagas, a Seduc cuidará de 20 mil, sendo que as demais vagas, 19 mil, serão geridas por meio do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Conforme a diretora de Educação Profissional da SECT, Maria da Penha Barbosa, serão ofertados 98 Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 25 cursos técnicos nas mais diversas áreas, tais como Recursos Naturais, Gestão e Negócios. “Os cursos de formação inicial e continuada poderão ser ocupados por estudantes do primeiro ano do ensino médio e os cursos técnicos por estudantes do segundo e terceiros anos”, explica a diretora.

Ainda segundo Maria da Penha, a Seduc promoveu uma pesquisa sobre a demanda dos cursos nas 13 regionais de ensino do Estado, buscando atender melhor cada município. O levantamento apontou uma grande procura por capacitação voltada à área da informática. A partir desse resultado, serão ofertados cursos de Técnico em Informática, Técnico em Suporte para Computadores e Técnico para Internet.

Vale destacar que todos os cursos serão gratuitos e contarão com certificação técnica reconhecida pelo MEC - Ministério da Educação. Além disso, os alunos contarão com auxílio transporte e vale alimentação. A carga horária dos cursos varia de 160 a 1000 horas. Os alunos poderão participar de aulas presenciais e também na modalidade a distância. Ao todo devem ser investidos mais de R$ 70 mil, com recursos do MEC.

“A principal intenção é oportunizar formação de qualidade aos jovens tocantinenses, qualificando-os para competir no mercado de trabalho”, pontua Maria da Penha.

Como se inscrever

Para participar do Pronatec, os interessados devem estar cursando o ensino médico na rede estadual de ensino ou terem concluído o mesmo em 2012 e procurar a secretaria de suas escolas para verificar os cursos disponíveis. As inscrições iniciam em março de 2013. A previsão é que as aulas comecem em abril.

Pronatec

O Pronatec é um programa do Governo Federal, realizado por meio do Ministério da Educação, com a finalidade de democratizar a oferta de cursos técnicos profissionalizantes no Brasil. Em 2012, o programa capacitou cerca de nove mil jovens tocantinenses.

Na manhã da última quarta-feira, 19, em Palmas, o governador Siqueira Campos, a presidente Dilma Rousseff e autoridades federais, estaduais e municipais entregaram certificados a cerca de 4 mil jovens atendidos pelo programa no Tocantins. (Secom)