Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Ivory de Lira, foi eleito neste domingo, 30, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), e vai conduzir, em 2012, o processo de escolha do candidato para sucessão da capital.

Ivory venceu o pleito por ampla margem dos votos válidos. Abertas as urnas, Ivory recebeu um total de 603 votos. Em segundo lugar ficou Divino Mariosan com 272 que é ligado ao presidente regional da legenda, Donizeti Nogueira. Maria Vanir Ilídio teve 77 votos.

Ivory é aliado do prefeito de Palmas, Raul Filho e teve ainda apoio da deputada estadual e primeira-dama da capital, Solange Duailibe e também do vereador do partido, Bismarque do Movimento que retirou seu nome da disputa para apoiar o colega.

Em entrevista ao Conexão Tocantins logo depois do resultado Ivory frisou que a prioridade é buscar a união no partido. “A primeira coisa é buscar a unidade do partido urgente”, frisou.

O novo presidente do diretório do partido disse ainda que nas articulações para a sucessão de Raul na prefeitura passam pelo PT e sendo assim o partido intensificará o diálogo sempre junto com as legendas aliadas.

O prefeito Raul Filho também salientou ao Conexão Tocantins que com a vitória de Ivory o partido poderá agregar mais internamente para se fortalecer. Com a nova formatação o prefeito Raul ficou com seis membros na executiva, e Donizeti com dois. No diretório o prefeito mantém 20 aliados e o presidente regional nove.

Eleitores

Aproximadamente 900 eleitores filiados e regularizados votaram no Processo de Eleição Direta Extraordinária do PT que foi realizado entre as 8 horas e 17 horas. A eleição foi realizada na Câmara de Palmas e a apuração foi acompanhada pelos principais líderes do partido na capital.

O secretário nacional de Organização do PT, Paulo Fratesch, também acompanhou o Pedex. Na noite de ontem, sábado, Fratesch fez uma reunião com a Comissão Eleitoral e os candidatos que concorreram à presidência do Diretório Metropolitano, Divino Mariosan, Maria Vanir Ilidio, e Ivory de Lira. A reunião contou com a presença do presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

Pedex

Inicialmente o Pedex começou com sete chapas inscritas, mas terminou com a disputa polarizada entre o grupo ligado ao presidente regional do partido, Donizeti Nogueira, representado por Divino Mariosan e o candidato do grupo ligado ao prefeito de Palmas, Raul Filho, encabeçado pelo vereador Ivory de Lira.