Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O superintendente Estadual da Funasa no Tocantins, José Inácio, recebeu nesta segunda, 31 de outubro o vereador de Bom Jesus do Tocantins, Edivaldo Reis (PTN) e o deputado federal César Halum (PSD). O motivo da visita se deu devido à situação critica do sistema de abastecimento de água potável do município, que há mais de dez anos vive sem tratamento, inviabilizando o consumo humano.

Em 2007 uma obra para instalação de uma estação de tratamento de água foi iniciada, através de convênio entre o Governo do Estado do Tocantins e a Funasa, com recursos de emenda parlamentar de bancada, e paralisada em meados de 2009, com 90% já concluída, em decorrência da falta de repasse dos recursos de responsabilidade do estado.

César Halum (PSD) destacou a necessidade da conclusão da obra de saneamento como forma de garantir a saúde da comunidade. “Essa grave situação vem se estendendo há muitos anos. Não podemos admitir que a população continue sofrendo com a falta de água tratada com enorme concentração de coliformes”, frisou o deputado ao apresentar ao superintendente da Funasa uma amostra da água colhida no município.

Segundo o vereador Edivaldo Reis (PTN) a água oferecida no município é imprópria para o consumo e a população tem que buscar água potável em cidades vizinhas ou em cisternas. “A água que tem não dá nem para lavar carro, se é para beber tem que ir pegar em Pedro Afonso ou em cisternas. Isso é uma vergonha”, frisou o vereador.

O superintendente da Funasa, José Inácio, afirmou que a fundação não possui recursos financeiros para concluir a obra, mas que tendo a verba em mãos ele concluirá o projeto. O deputado federal César Halum declarou que destinará parte de sua emenda para a conclusão da estação de tratamento. “Se preciso, vou incluir no orçamento de 2012 parte das minhas emendas para o termino dessa obra em Bom Jesus. Espero que essa ação ajude muitas pessoas a sair dessas condições impróprias de saúde”, disse Halum.

Halum aguarda até o fim da semana a entrega de um relatório da Funasa, com os valores exatos que são necessários para o termino da estação de tratamento. (Assessoria de imprensa César Halum)