Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Enquanto a articulação para que o peemedebista Ricardo Ayres permaneça na Assembleia Legislativa é dada como certa nos bastidores o primeiro-suplente da coligação formada pelo PMDB, PP, PPS, PDT e PSB, vereador Jorge Frederico de Araguaina já se prepara para um embate na justiça. Mesmo com estadia temporária na AL, Ayres foi escolhido pelo grupo como líder do PMDB na Casa.

A Assembleia informou que Ayres foi declarado primeiro-suplente porque o vereador foi convocado para assumir o cargo e não teria comparecido. “Nunca me notificaram sobre isso”, argumentou em entrevista ao Conexão Tocantins nesta terça-feira, 1º.O vereador salientou que quando foi convocado pela primeira vez encaminhou ofício em tempo hábil informando que não assumiria.

O advogado Juvenal Klayber fará a defesa do vereador na reivindicação pela primeira suplência da vaga da coligação. Jorge Frederico deixou o PMDB e foi para o PSD no mês de outubro. “O PSD me Sá mais liberdade, eu sou muito ligado à senadora e ao vice-governador”, argumentou.

O cogitado nos bastidores com relação à vaga na suplência é que a deputada Josi Nunes (PMDB) deve assumir ainda na quinta-feira, 3, a secretaria de Assuntos Institucionais na gestão do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Assim como o Conexão Tocantins adiantou desde a semana passada, a movimentação da oposição tem como objetivo permitir a permanência de Ayres na Casa de Leis.

Jorge Frederico conta ainda que se o afastamento de Josi Nunes se concretizar ele está preparado para assumir a vaga sendo assim a oposição perderia uma cadeira já que o vereador é da base de sustentação do governo. “Eu sou da base do governador Siqueira Campos, já me organizei e estou preparado para assumir a vaga”, disse.

O deputado Manoel Queiroz (PPS) se licenciou por 120 dias para tratamento médico e retorna às atividades legislativas na sexta-feira, 4. Ayres já fez na semana passada discurso de despedida na Assembleia mas foi na sexta-feira, 28, que a articulação foi fechada na residência do prefeito Raul Filho com presença do deputado federal César Halum (PPS), de Ayres e do presidente do PMDB, Júnior Coimbra.

Sem comentários

A posse de Josi na nova secretaria que deve ser criada por Raul Filho está pré-agendada para quinta-feira. A deputada não comentou o assunto ainda pois segundo sua assessoria está em viagem em razão do feriado. Já Ricardo Ayres também não atende as ligações para comentar o assunto.

Base

O líder do prefeito na Câmara, Milton Neris (PR) chegou a comentar ao Conexão Tocantins que o ingresso da parlamentar como secretária da prefeitura vai agregar na administração e permitir maior integração da administração com os poderes.