Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Paulo Neves

Foto: Paulo Neves

Cerca de 1.400 indígenas de 38 etnias de vários lugares do Brasil iniciam neste sábado, 05, às 18h, na Arena Central da Ilha Porto Real, no município de Porto Nacional, a participação oficial na XI edição dos Jogos dos Povos Indígenas. A competição será realizada dos dias 05 a 12 de novembro. O evento contará com a presença do governador Siqueira Campos e de autoridades federais, estaduais e municipais. Os ministros do Esporte, Aldo Rabelo, da Igualdade Racial, Luiza Barros, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Saúde, Alexandre Padilha confirmaram presença.

De acordo com o diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, o evento contará ainda com um observador da ONU - Organização das Nações Unidas, um dos Estados Unidos, além de três guerreiros do Panamá. Segundo ele, a expectativa é que o evento deste ano seja um dos melhores já realizados. “A população de Porto Nacional está ansiosa pela realização dos Jogos, tanto que não há mais vagas nos hotéis da cidade, em razão desta expectativa”, disse ele. Terena destacou também que a competição é realizada de dois em dois anos. Segundo ele, é a oportunidade única que os índios têm de rever seus parentes, de mostrar a cultura, seu potencial esportivo e seu artesanato, além de discutir questões pertinentes à raça durante o Fórum Social.

O evento é realizado pelo Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC) com apoio do Ministério do Esporte e Governo do Estado do Tocantins, por meio da Sejuves- Secretaria da Juventude e do Esporte e Secult – Secretaria Estadual da Cultura. (Ascom Sejuves)