Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Auro Giuliano

Foto: Auro Giuliano

Toda a riqueza e diversidade cultural indígena poderão ser prestigiadas em um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais da América – os Jogos dos Povos Indígenas, que acontecem entre os próximos dias 5 e 12, na Ilha de Porto Real, em Porto Nacional. A abertura da 11ª edição do evento acontece neste sábado, 5, mas a festa já começa na sexta-feira, 4, com a realização da cerimônia de acendimento do fogo ancestral indígena. “Este é o momento em que acenderemos o fogo sagrado que vai alimentar a tocha indígena, que será acesa amanhã, e assim permanece até o fechamento dos jogos”, explica a coordenadora indígena do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura, Joana Munduruku.

Serão oito dias de competições e apresentações culturais em que são esperados cerca de 1.300 indígenas, de aproximadamente 35 etnias, vindas de todas as regiões do País. Do Tocantins, participam 230 atletas de seis etnias - Apinajé (Tocantinópolis), Krahô (Itacajá), Xerente (Tocantínia), Karajá (Xambioá), Javaé (Formoso do Araguaia) e Karajá (Ilha do Bananal). Além disso, são esperados ainda líderes e observadores indígenas de outros países (Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana Francesa, Peru e Venezuela).

Uma grande estrutura foi montada para a realização dos jogos, com uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas, além de uma aldeia com 32 ocas, barracas e tenda para exposição de artesanato e tendas para saúde, imprensa e organização, sanitários químicos e campo de futebol.

Serão disputadas as modalidades esportivas: arco e flecha, arremesso de lança, corrida de tora, corrida de fundo, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, futebol masculino, futebol feminino, natação/travessia. Ainda serão realizadas apresentações culturais, e exposição e venda de artesanato produzido pelos indígenas.

O evento é uma realização do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, Secretaria Estadual da Cultura, demais Secretarias, com o apoio do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Porto Nacional. Os Jogos têm como tema a integração cultural e a conscientização sobre o meio ambiente, dando foco a “Rio + 20” e a realização de um fórum social indígena. (Secom)