Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Buscando discutir as políticas públicas voltadas para lésbicas, gays, bissexuais, travesti e transexuais, a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos – SEJUDH promove, neste final de semana, dias 5 e 6 de novembro de 2011, a II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos – LGBT, com tema geral: “Por um Tocantins livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, no Auditório do Anfiteatro do Bloco D, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A abertura oficial será às 14h deste sábado.

O evento contará com duas mesas redondas no sábado, 5. Das 16h às 19h, de tema “Políticas Públicas para a população LGBT no Brasil”, com os seguintes participantes: enfermeira e militante transexual brasileira dos Direitos Humanos LGBT, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA, Fernanda Benvenutty; professor do Laboratório de Diversidade Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, doutor Guilherme Almeida; o Coordenador Geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, Gustavo Bernardes; com coordenação da enfermeira e gerente de Atenção e Prevenção da Coordenação de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins – Sesau, Sâmia Chabo.

Já a mesa redonda das 19h às 22h, com o tema Políticas Públicas para a população LGBT no Tocantins, contará com os seguintes convidados: a superintendente de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais da SEJUDH, Vanessa Cristina F. Trigilio, o técnico em enfermagem do Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual –- GIAMA, Francisco Neves Neto; as professoras Mestres Cecília Froemming e Bruna Irineu, do núcleo de Pesquisas, estudos e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins – UFT; a defensora pública do Estado do Tocantins, Fabiana Razzera;a subsecretária da Educação Básica da Secretaria Estadual daEducação – Seduc, Marciane Machado Silva e a coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade do Município de Palmas – COMUDHE, Rosimar Mendes. Com coordenação de Maximiliano Bezerra, da Secretaria Estadual de Educação – Seduc.

As inscrições estão disponíveis, desde o dia 24 de outubro de 2011, no site da SEJUDH: http://www.sejudh.to.gov.br, no link da Conferência e também poderão ser feitas no sábado, a partir das 13h, no local do evento.

A II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos – LGBT, é uma realização da SEJUDH, em parceria com a SDH/PR, Seduc, Sesau e Secretaria Estadual de Esporte e Juventude; UFT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO; Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Giama. (Ascom SEJUDH)