Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Bancada Federal do Tocantins se reuniu nesta quinta-feira- 10, no gabinete do senador João Ribeiro (PR) para definir quais projetos de interesse do Estado devem ser inseridos no Plano Plurianual do Governo Federal do período 2012/2015. Alem dos deputados federais e senadores tocantinenses, participaram da reunião, representantes do governo estadual.

Antes do início da discussão sobre o PPA, o senador João Ribeiro foi reeleito coordenador para mais um ano à frente da Bancada. Sua função é de servir de interlocutor entre os deputados federais e senadores do Estado e o Governo Federal, especialmente nos temas relativos ao Orçamento da União e recursos federais para obras e ações no Tocantins. Esta é a 4ª vez que João Ribeiro é reconduzido ao cargo de coordenador da Bancada.

Emendas ao PPA

A Bancada Federal decidiu propor a inclusão das seguintes obras no Plano Plurianual: 1) Construção do Hospital Geral de Araguaina; 2) Construção de Ponte de Porto Nacional sobre o Rio Tocantins; 3) Adequação de Rodovias Federais no Estado do Tocantins; 4) Apoio a Projetos de Infra-estrutura Urbana em municípios do Estado do Tocantins; 5) Apoio a Projetos de Agricultura Irrigada no Estado do Tocantins.

Prioridades da Bancada

Além destas, outras obras serão encaminhas ao relator do PPA, o senador Walter Pinheiro como obras “prioritárias” ao interesse da população do Estado do Tocantins: 01) Apoio a Projetos de Infra-estrutura Turística em municípios do Estado do Tocantins; 02) Construção de Hospitais Escola no Estado do Tocantins; 03) Implantação de Obras de Infra-estrutura Hídrica no Estado do Tocantins; 04) Construção de Ponte em Filadélfia sobre o Rio Tocantins; 05) Adequação de Travessias Urbanas em Rodovias Federais no Estado do Tocantins; e 06) Implantação de Obras de Macrodrenagem em Municípios do Estado do Tocantins.

Todos os parlamentares federais tocantinenses participaram das duas reuniões – uma na terça-feira e outra hoje, quinta-feira – para a aprovação das prioridades e emendas e prioridades ao PPA. Alem do senador João Ribeiro, os senadores Kátia Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) e os deputados federais Angelo Agnolin (PDT), César Halum (PSD), Eduardo Gomes (PSDB), Irajá Abreu (PSD), Junior Coimbra (PMDB), Laurez Moreira (PSB), Lázaro Botelho (PP) e Dorinha Seabra Rezende (DEM).

Processo Orçamentário

Pelo cronograma do processo orçamentário do governo federal, após aprovado o Plano Plurianual 2012/2015 (previsto para até o final do mês) se inicia a etapa das emendas individuais e de Comissões à proposta de Orçamento para o ano de 2012. (Assessoria de Imprensa João Ribeiro)