Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O cinema independente idealizado por John Cassavetes marcou uma geração e tinha como característica o trabalho artesanal com baixo custo. Em novembro, o CineSesc exibirá três filmes que fazem parte desse gênero e dirigidos por John Cassavetes: “Noite de estreia”, “A morte do bookmaker chinês” e “Uma mulher sob influência”, que foi ganhador do Oscar e do Globo de Ouro. A mostra segue até dia 27 de outubro, no CineSesc de Palmas e Gurupi. A entrada é gratuita. As sessões acontecem nos finais de semana, às 16h e 19h30.

O filme “Noite de estreia” relata a história de uma atriz em crise que não quer encarar o fato de estar envelhecendo e que entra em um redemoinho emocional atormentador após a morte de uma fã, poucos instantes após um estranho e próximo contato. A queda emocional da atriz é toda musicada por um ritmo grandiloquente que surgirá por diversas vezes durante o transcorrer da película, deixando no ar uma sensação estranha, que na realidade, representa mais uma maneira de intervenção do diretor, com o provável propósito de evidenciar o espetáculo, afastando-o e posicionando-o acima da vida comum.

Já “A morte do bookmaker chinês”, o ator Ben Gazzara interpreta Cosmo Vitelli, que é proprietário de uma boate de strip-tease em Los Angeles. Ele fez uma alta dívida no jogo de pôquer, mas não tem dinheiro para quitá-la. Em troca, a Máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida. Para isso, Cosmo se envolve no submundo do crime e do jogo. Uma desencantada reflexão sobre o poder e o dinheiro.

Por último, temos o premiado “Uma mulher sob influência”. O longa mostra o cerco emocional de uma família envolta em sua instabilidade. A narrativa se baseia na história do casal composto pelo marido, sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick Longhetti (Peter Falk) que tenta conviver com o desequilibrio emocional de sua esposa Mabel (Gena Rowlands), uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo trauma da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa. Poucas histórias filmadas conseguem tantos risos sinceros e nervosos misturados a uma agonia que não cessa.

O CineSesc de Palmas tem capacidade para 92 pessoas e o CineSesc de Gurupi, 101 pessoas. A mostra John Cassavetes: O pai do cinema independente americano” inicia dia 11 e vai até o dia 27 de novembro. A entrada é gratuita, com sessões às 16h e 19h30.

Programação

Sextas-feiras

16h – “UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA”

19h30 – A MORTE DO BOOKMAKER CHINÊS

Sábados

16h –“NOITE DE ESTREIA

19h30 – UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA”

Domingos

16h –“A MORTE DO BOOKMAKER CHINÊS

19h30 – “NOITE DE ESTREIA” (Assessoria de Imprensa Fecomércio)