Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de todo o país participam nesta quinta-feira, 17, do segundo teste da Provinha Brasil de Leitura. No Tocantins 23 mil alunos de escolas públicas e privadas responderão ao teste, que tem como objetivo oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.

As provas, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), serão realizadas nas unidades escolares, sob a supervisão da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A aplicação acontece no período das aulas nos turnos matutino e vespertino.

A Provinha Brasil é um instrumento sem finalidade classificatória, que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores da rede municipal de ensino e tem como objetivos principais: avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental e diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.

Além de acompanhar a aplicação, nesta segunda etapa a Seduc criou um sistema para auxiliar na correção das provas. “Elaboramos um instrumento, que foi disponibilizado para todas as escolas, e que vai auxiliar na correção das provas. É um sistema que conta com uma espécie de velocímetro e planilha que ajudam a medir o desempenho dos estudantes, agilizando o trabalho de correção”, explica Robson Vila Nova, coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino da Seduc.

Prova Brasil

Já na sexta-feira, 18, encerra-se a aplicação da Prova Brasil aqui no Estado. Desde o dia 07 deste mês, estudantes de 126 municípios tocantinenses, do 5º ano (quarta série) e 9º ano (oitava série) do ensino fundamental; e do 3°ano do ensino médio, estão sendo avaliados. Até o dia 16, cerca de 80% das escolas já haviam aplicado as avaliações, incluindo Palmas, Araguaína e Gurupi.

As provas, com cerca de 20 testes, são de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. No total, 53.599 estudantes, de 714 escolas, farão a prova.

A Prova Brasil faz parte das avaliações que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escolas, redes de ensino, estados e nível nacional. Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para se aderir às metas do Compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Nas últimas três aplicações, o Tocantins avançou no Ideb, sendo que na avaliação do 5º ano superou a média nacional. (Ascom Seduc)