Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

32 Professores da rede municipal de ensino de Paranã participaram durante esta semana do Programa Escola Ativa desenvolvido pelo Governo Federal e voltado para docentes que atuam em salas de aulas multisseriadas. O treinamento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação, na Sede da Secretaria Mulnicipal de Cultura e o encerramento será nesta sexta-feira, 18.

Este é o 4º módulo do programa e teve como tema a Prática Pedagógica em Educação no Campo – Fundamentos Teóricos e Metodológicos. O objetivo do projeto é capacitar os professores com novas técnicas para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais. Em Paranã existem 41 escolas rurais que reúnem mais de 800 alunos.

A professora Nilveci Ribeiro dá aulas para uma turma de 15 alunos de idades e séries diferentes. “Tenho alunos que cursam do 1º ao 5º ano e aqui aprendo como facilitar o ensino destas crianças” afirmou a docente.

De acordo com Nilveci são muitas as dificuldades enfrentadas pelo professor que leciona na zona rural. “Falta equipamentos, estrutura e também outros colegas que nos ajudem a trabalhar de uma maneira mais instigante com os alunos”, explica a docente que leciona na região Ouro Fino a 90 km da sede administrativa de Paranã.

Evani do Nascimento Carvalho, coordenadora pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação, ministrou o treinamento para os 32 professores. “É gratificante trabalhar com pessoas comprometidas com o ensino e que amam o que fazem. Estes profissionais sabem que apesar das dificuldades estão construindo um mundo melhor” frisou Evanir.

Segundo a coordenadora o Programa Escola Ativa é uma excelente ferramenta educacional, pois reúne esforços dos gestores, dos docentes, das famílias e dos alunos em prol da melhoria da educação rural. “Um dos benefícios são os livros didáticos especiais que cada professor pode trabalhar com suas turmas”, frisou Evanir Carvalho.

Programa Escola Ativa

O Programa Escola Ativa (PEA) é um programa do governo federal que objetiva construir uma proposta de educação para as classes multisseriadas, através de uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. Possui como estratégias o investimento na formação de educadores(as), na melhoria da infra-estrutura das escolas e no oferecimento de meios e instrumentos pedagógicos para as escolas multisseriadas.

O PEA foi implementado no Brasil a partir de 1997, inicialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fruto de convênio do Projeto MEC/Nordeste e o Banco Mundial, com o objetivo de ampliar o acesso à educação básica no campo e a melhorar a qualidade do ensino e o rendimento de alunos de classes multisseriadas rurais. (Ascom Prefeitura de Paranã)