Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

ASemana Acadêmica de Computaçãoé um evento anual promovido pelo curso deCiência da Computação da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)com apoio daFAPTO – Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins. Ao longo dos anos, esse evento científico em computação vem ganhando cada vez mais importância e respeito, agregando grande parte da comunidade regional cujo interesse em tecnologia e computação seja proveniente do meio acadêmico ou do meio empresarial e industrial.

Segundo o organizador do evento, professor Rodrigo Freitas, dado o contínuo e dinâmico progresso em comunicação, tecnologia e computação, o desenvolvimento tecnológico e científico é fundamental para a formação de profissionais. “Manter-se atualizado é um desafio constante e integrar a computação com as atividades humanas cotidianas é uma necessidade”, afirma Rodrigo.

Ainda, segundo Rodrigo, neste contexto, acadêmicos e profissionais de Computação tem concentrado esforços em realizar eventos que, além de incentivar a pesquisa e a produção científica, permita discutir as mais recentes técnicas, tecnologias e ferramentas relacionadas à computação e utilizadas atualmente por empresas para o desenvolvimento de softwares e produtos.

As últimas quatro edições da Semana Acadêmica realizadas no campus de Palmas da UFT contaram com mais de 200 participantes por ano. Dentre os destaques dessa edição estão:a presença domembro-fundador da Associação PythonBrasil, Érico Andrei de Faria Luongo (SP), que participará do evento com a palestra "Linguagem, Framework, Comunidade e Conta-Bancária: Da Teoria a Prática", ministrando também o minicurso "Introdução a Python" e a presença dofundador e mantenedor da comunidade Viva o Linux, Fábio Berbert de Paula (RJ)que irá apresentar a palestra "Desenvolvimento web: Conceitos e Tecnologias " e o minicurso "Desvendando o universo GNU/Linux".

AV Semana Acadêmica de Ciência da Computação da UFTtambém contará com a2ª edição da Maratona Interna de Programação.

A realização se dará nos dias 22, 23 e 24 de novembro 2011, proporcionando aos inscritos uma rica variedade de atividades como palestras de convidados de renome vindos de outras instituições, sessões técnicas, minicursos, debates e mesa redonda. As inscrições poderão ser feitas de forma on-line através do site: http://comp.uft.edu.br/sacc/