Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O acesso gratuito a internet está disponível desde à manhã desta segunda-feira, 21, para os habitantes do setor Santa Bárbara, na região Sul de Palmas. A internet wireless, com velocidade de 128 kb/s a 512 kb/s ocorre em razão do Programa UFT Conecta, resultado de uma parceria entre Prefeitura de Palmas e Universidade Federal do Tocantins. Até o dia 12 de dezembro, serão inauguradas outras 15 antenas, que darão cobertura a toda a cidade.

O lançamento oficial do Programa foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral do Santa Bárbara, onde está instalada uma das antenas de internet, pelo Prefeito de Palmas, Raul Filho e o Reitor da UFT, Alan Barbiero. Além do Setor Santa Bárbara, foram instaladas mais 15 torres de transmissão de sinal em toda a cidade, que propiciará a cobertura da rede wireless em todo o plano diretor da Capital.

O projeto é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Laurez Moreira, que além de Palmas, irá beneficiar os outros 06 municípios onde a UFT possui Campi. Em Palmas, a Prefeitura de ficou responsável pela outorga junto a Anatel e pelos locais onde foram instaladas as antenas, escolas municipais, sendo que toda a infraestrutura, instalação e viabilização técnica é realizada pela Universidade.

Na ocasião o reitor da UFT, Alan Barbiero, ressaltou a capacidade inclusiva do Projeto, que foca a população de baixa renda. “Ressaltamos a condição social desse projeto, que propiciará a população possibilidade de fazer pesquisas, acesso as redes sociais a cultura e lazer, entre outras ferramentas disponíveis pela internet, nosso foco principal são estudantes e trabalhadores”, frisou.

Conforme o diretor de Tecnologia da universidade, Rogério Nogueira, o projeto oferece sinal de internet gratuito, com 500 metros de alcance e velocidade de até 512k, que possibilita acesso a e-mails, redes sociais, sites de notícias e pesquisas.

Já o prefeito Raul Filho também frisou o componente social do Projeto, e a importância do mesmo, tanto para Palmas, quanto para os municípios do Interior. “O acesso a internet se tornou fundamental para a vida de todo cidadão e por meio dessa parceria com a UFT, iremos incluir toda a população de Palmas, principalmente aqueles que mais precisam, e não tinham condições de pagar pelo acesso a internet”, ressaltou.

O prefeito ressaltou também que té 12 de dezembro toda a cidade será atendida com o sinal de internet gratuito. Segue abaixo o cronograma de inaugurações das demais antenas.

A aluna Isabel da Silva, representando toda a comunidade estudantil da Escola de Tempo Integral do Santa Bárbara, resumiu em sua fala a expectativa do público que será atendido pelo projeto e também enfatizou a importância de se estar, literalmente, conectado ao mundo pela internet. A estudante Raylane também destacou que agora poderá fazer os trabalhos escolares em casa mesmo. "Antes precisava ir para uma lan house ou vir acessar na escola. Com o projeto a gente pode ter internet em casa", disse.

Para se cadastrar o usuário deve acessar o site www.uftconecta.uft.edu.br e preencher um cadastro para gerar uma senha. (Ascop)

Locais e datas da instalação da internet

21/11

8h

Escola Municipal Santa Bárbara

Santa Bárbara

23/11

8h

Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro

210 Sul

10h

Escola Municipal Darci Ribeiro

904 Sul

25/11

8h

Escola Municipal Antônio Gonçalves Filho

1103 Sul

10h

Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho

1304 Sul

28/11

8h

Escola Municipal Rosemir F. Souza

Aureny III

10h

Centro Municipal de Educação Infantil Aconchego

Aureny IV

30/11

8h

Centro Municipal de Educação Infantil Fontes do Saber

Taquari

02/12

14h

Escola Municipal Olga Benário

603 Sul

16h

Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes

706 Sul

05/12

14h

Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira

404 Norte

16h

Escola Municipal Paulo Leivas

407 Norte

07/12

8h

Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil

Aureny III

10h

Escola Municipal Benedito Galvão

Bela Vista

09/12

16h

Feira da 304 Sul

304 Sul

12/12

9h

Universidade Federal do Tocantins

109 Norte