Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para discutir novas parcerias com o Estado do Tocantins, a comitiva tocantinense se reuniu com diretores da JICA – Agência de Cooperação Técnica do Japão e em seguida com o JBIC – Banco Japonês de Cooperação, onde se reuniu com Koichi Yajima, diretor executivo do Banco. O governador Siqueira Campos explanou aos executivos das duas instituições sobre os projetos do Governo nos setores do agronegócio, mineração e também social.


O governador destacou a grande importância da Cooperação entre o Governo japonês e o Governo do Estado do Tocantins, não apenas para o crescimento do Estado, mas também para a redução da escassez de alimentos no mundo, tendo em vista o grande potencial do Estado para a agricultura e pecuária.


O diretor Executivo do JBIC assinalou o interesse para o investimento no Estado do Tocantins, que contribuirá para as melhorias em toda a economia do Estado, oque possibilita, entre outros benefícios a melhoria da qualidade de vida de toda a população tocantinense.


Em seguida, o governador e secretários seguiram para a sede da Mitsubishi Motors, onde foram recebidos por toda a diretoria, entre eles o presidente Mashiko Osamu, que falou sobre novos investimentos da fábrica no Brasil.


Ainda em Tóquio, Siqueira Campos, acompanhado do embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil do Japão, Osamu Fujimura. Osamu Fujimura é um tradicional membro da Câmara Baixa do Japão eleito por um dos Distritos Eleitorais de Osaka, e se encontra no sexto mandato.


Fujimura falou da admiração que tem pelo Brasil, país que visitou 34 vezes e detalhou ao governador o Programa NIPAK, que consiste em promover intercâmbio de estudantes japoneses ao Brasil. Fujimura é considerado o braço direito do Primeiro Ministro, Yoshihiko Noda. (Adriana Borges - Asgov)