Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A prefeita Teresa Martins (PDT), durante a programação do aniversário de 150 anos de Porto Nacional no dia 13 de julho, realizou a doação do loteamento de 200 mil metros quadrados no setor Humuarama destinado para que os funcionários municipais construam suas casas pelo programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida. Desde então foram realizados cadastros de funcionários interessados, que receberam a oportunidade de realizar o sonho da casa própria.

Passado o período de cadastramento, o novo setor Jardim Palmeiras, já se encontra em obras de terraplanagem e abertura de ruas. De acordo com o engenheiro civil Helliér Luís Leoncini Mazzi, que é o diretor de projetos e orçamentos da Prefeitura de Porto Nacional, serão disponibilizados 3 modelos de casas de 40m², 50m² e 60m² para o loteamento. Ele explica ainda que a Prefeitura doou os terrenos com uma área de 250m² cada e esclarece que serão construídas 541 casas com participação financeira do governo federal no valor de R$ 11 mil por construção, que será abatido no financiamento.

Héllier destaca que a partir do dia 5 de dezembro os funcionários inscritos no programa deverão procurá-lo para conhecer os modelos pré-determinados de cada casa para que seja fabricado um número exato de moradias de cada modelo.

O início das construções está previsto para janeiro de 2012, sendo que o prazo de entrega estabelecido pela construtora, a partir do início das obras, é de 180 dias em média.

O projeto prevê que todas as ruas do setor sejam asfaltadas, com água encanada, saneamento básico, rede de esgoto, iluminação pública, área destinada para Praça Central, Creche e Posto de Saúde. “Será um bairro residencial de alto nível, por que as casas são de fino acabamento, apesar do caráter social são construídas no modelo steel frame - casas de estrutura metálica e placas de cimento, com possibilidade de ampliação”, explica Héllier.

O engenheiro salientou ainda que ao realizar o empreendimento as árvores nativas de grande porte estão sendo preservadas. “As casas serão colocadas de forma a manter o máximo possível de árvores”, comenta.