Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, até a próxima quarta-feira, dia 30, mais uma campanha de combate a Dengue na cidade. Conscientização da população, distribuição de panfletos educativos, manejo ambiental, com mutirão de limpeza em vários pontos da cidade, coleta de focos encontrados e o tratamento químico deles, são as ações que a Prefeitura está realizando durante a Semana de Combate a Dengue.

O aposentado Raul Pereira da Silva falou sobre a importante desse trabalho de combate a Dengue. “É muito importante esse serviço porque nós evita de alguma doença na família, ou no vizinho. Tudo isso tem que ter”, afirmou. “Eu mantenho o quintal limpo toda vida. Gosto dele limpinho, não gosto dele sujo não. Fico feliz de vocês tá passando aqui, porque vocês estão caçando um jeito de melhorar a vida da gen te”, ressaltou o aposentado.

Para o marceneiro Valdenor Moreira Barbosa, as ações de combate realizadas na campanha e também durante todo o ano é uma forma de prevenir a doença. “É muito importante porque se não vai criar um criatório do mosquito da dengue em seu próprio quintal. Cada um tem que fazer a sua parte”, disse.

A dona de casa Antônia Vieira Rodrigues que mora no bairro Santo Antônio é um exemplo para os outros moradores. “Deixo o quintal limpo para não deixar os mosquitos encostar. Dá mais saúde pra gente. Nunca peguei a dengue, nem eu e nem meus filhos, graças a Deus, até hoje. O que eu posso fazer, eu faço”, declarou.

O diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Rondinele da Silva Ferreira, explicou que as residências em que os agentes comunitários de saúde e de endemia não encontram seus moradores, posteriormente eles retornam para fazer o trabalho de combate a dengue. Ferreira ressalta que os moradores continuem mantendo seus quintais limpos, evitando acumular lixo e água. “A participação de todos no combate a dengue vai contrib uir com a redução de casos e de focos do mosquito em nossa cidade”, destacou.

As ações já passaram pelos setores Vila São João, Araguaia, Sol Nascente, Novo Planalto, Dourado, Alvorada, Setor Sul e Santo Antônio. Os trabalhos prosseguem no Campinas, Rodoviário e Santa Rosa. A Semana de Combate a Dengue será finalizada na próxima quarta-feira, dia 30, com a “Caminhada contra a Dengue”, que percorrerá as principais avenidas da cidade. (Ascom Prefeitura de Colinas)

Prefeitura de Colinas, Dengue, Combate a Dengue, Raul Pereira da Silva, José Santana Neto, Valdenor Pereira Barbosa