Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Produtos midiáticos que contrariam padrões de beleza adotados pela nossa sociedade serão o foco das análises do conferencista Professor Doutor Gustavo de Castro (UnB), na noite de abertura da VIII Semana da Comunicação da Universidade Federal do Tocantins, nesta quarta-feira, 30 de Novembro.

Sob o título “Estética Brasileira Contemporânea – A Mídia e o Feio”, a conferência, que acontece às 20 horas, irá atender ao interesse de um público formado por acadêmicos, profissionais e comunidade em geral, que tem a intenção de refletir criticamente sobre os produtos veiculados pela Mídia.

Outro aspecto que integra este contexto é o uso de recursos tecnológicos que permitem a reformulação das representações do feio. A partir desses recursos, elas passam a ser elaboradas com adoção de parâmetros de beleza. Fica, dessa forma, a questão: Seria possível associar a ideia de feio àquilo que é agradável para os sentidos?

O conferencista Dr. Gustavo de Castro além de professor de Estética na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, atualmente dedica-se à pesquisa da relação Comunicação x Literatura, Cinema e Poesia. É especialista em pensamento complexo, teoria da comunicação, jornalismo literário e Ítalo Calvino. Escreveu em parceria com Florence Dravet o livro de contos Arvorecendo - livro para espíritos sensíveis. Publicou dois livros de poesia: Os Ossos da Luz, (2007) e Poemas Vis (2010).