Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O primeiro ato oficial do governador Siqueira Campos após a viagem de dez dias ao Japão aconteceu na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, por volta de 16 horas, em seu gabinete no Palácio Araguaia, com a assinatura de convênio destinando R$ 251 mil a 24 Apaes do Estado. A verba é proveniente do Fundo Estadual de Assistência Social, e deverá ser liberado em no máximo quatro dias. Assinaram o convênio em nome de 24 presidentes de Apaes, presentes na solenidade, o presidente da Federação das instituições no Estado, Nilson Alves Ferreira, o presidente da Apae de Araguaina, Ademir Novato do Nascimento e Ermínia da Trindade Rodrigues Neves, presidente da Apae de Porto Nacional.

De acordo com o presidente da Federação das Apaes, Nilson Alves Ferreira, o dinheiro vem em boa hora e será destinado ao aprimoramento do trabalho de atendimento aos três mil alunos atendidos pela instituição e à capacitação a cerca de 10 mil pessoas envolvendo pais, irmãos e irmãs dos alunos atendidos.

O governador afirmou que a intenção do governo é atender a toda a rede de Apaes do Estado que é composta por 46 instituições, mas somente 24 delas estão com a documentação habilitada para receber o dinheiro do convênio assinado. De acordo com o secretário do Trabalho e Assistêncial Social, Agimiro Costa, até março do próximo ano as demais Apaes que ficaram fora do convênio atual estejam habilitadas para receberem recursos para cumprirem seus compromissos de assistência social.

A presidente da Apae de Porto Nacional, Ermínia Neves, afirmou que a verba do convênio será aplicada no aprimoramento à assistência social para os 126 alunos que são atendidos no período de 7 h às 17 horas todos os dias úteis da semana. A instituição que ela dirige prepara cursos de artesanato aos alunos e agora vai poder estender a toda a família dos assistidos garantindo capacitação para o mercado de trabalho. A presidente informou ainda que investirá no aprimoramento do artesanato produzido pelos alunos, proporcionando o fortalecimento da renda familiar, já que a maioria é de baixa renda.

O presidente da Apae de Araguaina, Ademir Novato do Nascimento, afirmou que sua instituição atende a 257 alunos e que pretende ampliar o atendimento. “Agora será possível ajudar aos pais e irmãos dos alunos atendidos com a preparação deles para o mercado de trabalho”, concluiu. (Secom)