Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

No último fim de semana, a Superintendente de Ações sobre Drogas da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Magda Valadares, participou de eventos antidrogas nos municípios de Dois Irmãos, Colméia e Itaporã, e apoiou as iniciativas resultante das ações das matriciadoras Elysnandya e Laís.

No município de Dois Irmãos, a Superintendente pôde observar o trabalho desempenhado pelos matriciadores que envolveram toda a comunidade para a concretização de projetos antidrogas, onde as crianças têm aulas de capoeira, teatro e violão.

Ministrando palestra sobre o uso de drogas, a Superintendente participou da programação da I Feira de Saúde e Lazer de Colméia, ação da Prefeitura do município com apoio da Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos.

Em Itaporã, a ação contou com apresentações culturais e bate papo com orientações ao não uso de drogas, para crianças e adolescentes.

Ao todo cerca de 330 pessoas, participaram das ações de enfrentamento ao uso de drogas que passavam pelos eixos das políticas de tratamento, prevenção e reinserção social.

As ações que contaram com o apoio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, se somaram as já realizadas em Centenário e Santa Maria, por força de contato com os matriciadores e secretários de saúde de cada município. A Secretaria oferece apoio aos matriciadores que sentirem necessidade para a realização de ações em suas cidades.

Matriciadores

Matriciadores são profissionais contratados pela Secretaria da Saúde dos municípios, com recursos advindos de um programa do governo federal, que distribuiu 10 mil reais para cidades com menos de 20 mil habitantes, trabalharem ações antidrogas. Os matriciadores provocam estas ações nas suas comunidades, envolvendo o maior número possível de pessoas. (Ascom Sejudh)