Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na próxima segunda-feira, 12, o Governo do Estado implantará um programa inovador de resgate da dignidade dos usuários do SUS no Tocantins, o PID – Programa de Internação Domiciliar vai proporcionar assistência e vigilância à saúde do tocantinense em sua própria casa, por meio do atendimento, da internação, do acompanhamento e da visitação domiciliar por equipe multiprofissional.

O benefício se traduzirá na redução dos riscos decorrentes das internações de longa permanência, no tratamento dos pacientes com dificuldade de locomoção e nos cuidados de prevenção de doenças, visto que 70% das doenças são passíveis de tratamento em domicílio. O Programa propiciará a redução da média de permanência e agilização da alta hospitalar, proporcionando, assim, o aumento na oferta de leitos.

Num primeiro momento, serão beneficiados 20 usuários de Serviço de Saúde Comunitária do HGPP, onde haverá uma equipe interdisciplinar, composta de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e ‘cuidador’, para acompanhar a assistência domiciliar destes pacientes.

Nesta quinta-feira, 08, a Sesau, por meio da Pró-Saúde, iniciará o treinamento para equipe que atenderá os pacientes. O treinamento tem início às 9h com a apresentação do Programa para a equipe da Sesau, as chefias Médicas, de Enfermagem e demais assistenciais (Nutrição, Fonoaudiólogos, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e outros).

Em seguida, na sala de reuniões do HGPP, a médica intensivista do PID do Estado do Espírito Santo, Roselene Fraga Loureiro, iniciará a capacitação técnica da equipe. Na quinta-feira, 09, acontecem as oficinas, estudos de caso e construção dos fluxos. Foi adquirido um veículo para que as equipes visitem os pacientes no domicílio diariamente.

Após a implantação em Palmas, a Sesau tem a intenção de expandir o Programa para outros municípios, além de aumentar a oferta de vagas na capital. (Ascom Sesau)